Franca figura no ranking das melhores cidades para se viver, segundo pesquisa

  • Entre linhas
  • Publicado em 5 de outubro de 2016 às 13:19
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:58
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Na 52º posição, município se destaca em fatores de mobilidade urbana e condições habitacionais e ambientais

Franca figura na 52ª posição do ranking entre as 100 melhores cidades para se viver (Foto: Reprodução)

​Não é de hoje que Franca é notícia nacional através de diferentes fatores que fazem da cidade um exemplo para as demais. A boa notícia é que o município figura também no ranking das melhores cidades para se viver no Brasil, segundo um levantamento inédito do Observatório das Metrópoles, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O estudo considerou os 5,5 mil municípios brasileiras e apontou as 100 cidades com melhores resultados no que diz respeito a cinco fatores: mobilidade urbana, condições ambientais e habitacionais, serviços coletivos urbanos e infraestrutura.

Levando-se em conta tudo isso, Franca conquistou a 52ª posição, ficando na frente de cidades como Jabotical (58ª posição); Americana (59ª); Limeira (62ª); Rifaina (67ª); Monte Alto (68ª); Sales de Oliveira (69ª) e Guaíra (71ª posição).

O estado de São Paulo domina o topo do ranking com 8 cidades nas primeiras posições. Em primeiro lugar figura o município de Buritizal – considerada a cidade mais organizada do estado -, com índice de 0.951. Quanto mais próximo de 1,0, melhor é a condição de bem-estar da cidade.

De acordo com a pesquisa, mais da metade dos municípios estão em condições ruins com o atendimento adequado de água e esgoto, coleta de lixo e atendimento de energia.

Entre os fatores que destacam Franca entre as demais cidades analisadas está a questão da mobilidade urbana

Para Marcelo Ribeiro, professor da UFRJ e pesquisador do Observatório,  o levantamento revela uma desigualdade regional. Sudeste e Sul abrigam as cidades com as melhores condições de vida e Norte e Nordeste, os piores. 

Veja a lista das 100 melhores e piores cidades do Brasil em bem-estar:


+ Desenvolvimento