Franca é selecionada entre mais de 200 cidades para a Gestão de Aprendizagem

  • Entre linhas
  • Publicado em 14 de outubro de 2016 às 23:08
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:59
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cidade terá poio de profissionais para diagnosticar seus principais desafios e elaborar ações de intervenção

A secretaria de Educação de Franca acaba de ser selecionada para um programa de Gestão de Aprendizagem de longa duração para a formação de gestores e educadores da Fundação Lemann. É um esforço da Prefeitura em buscar, sem tréguas, a melhoria da qualidade do ensino e o aprimoramento profissional dos seus educadores. Com duração de dois anos, as 10 Secretarias de Educação e escolas selecionadas terão o apoio de profissionais para diagnosticar seus principais desafios e elaborar ações de intervenção pedagógica.

Desde 2011, a Fundação Lemann e a Elos Educacional firmaram uma parceria para ajudar a formar gestores e educadores de todo país e garantir um aprendizado de qualidade para seus alunos. A nova edição do Programa Gestão para Aprendizagem, que selecionou 10 redes das mais de 200 inscritas em todo país, tem o objetivo de tornar essa formação ainda mais completa e com melhores resultados. Além da Secretaria de Franca, as outras participantes são de Sergipe, Mato Grosso do Sul, Campina Grande (PB), Campos do Jordão (SP), Taubaté (SP), Ponta Grossa (PR), Castro (PR), Recife (PE) e Pernambuco.

Nessa edição do Gestão para a Aprendizagem foi incorporado todo o aprendizado destes anos de parceria, entre eles, a importância do apoio da Secretaria de Educação e a necessidade de formação da equipe pedagógica. “As 10 redes selecionadas para esta etapa, mostraram este compromisso e valorização por parte das lideranças pedagógicas, por isso, acreditamos no potencial do programa para estas redes e temos certeza que teremos ótimos resultados”, revelou Silvana Tamassia, sócia-fundadora da Elos Educacional.

Com dois anos de duração, o Gestão para Aprendizagem oferece não só a formação de gestores escolares, mas passa a atender a rede como um todo, com consultoria para os secretários de Educação e sua equipe, mais formação para equipes  técnicas, gestores escolares e professores. Com isso, é possível abordar de maneira mais aprofundada as frentes de Currículo, Avaliação, Recursos Didáticos, Formação e Acompanhamento Pedagógico das Escolas. “Outro ponto de destaque para o programa é a possibilidade de sustentabilidade destas soluções aprendidas, pois com a formação para todos os educadores, este conhecimento permanece na rede e poderá ser propagado quando assim desejarem”, completa Claudia Zuppini, sócia-fundadora da Elos Educacional.

Franca se habilitou entre os selecionados de todo o país, sendo uma das 10 redes selecionadas, formando um grupo diverso e com diferentes contextos, que estreia o novo formato do Gestão para Aprendizagem. Cada rede apresenta realidades diferentes e o programa visa elaborar um plano estratégico, que atenda as necessidades específicas nos dois anos, convidando as escolas de sua rede para aproveitar a oportunidade.

 

Novas perspectivas de atualização

 Com foco em resultados, o curso tem muitas atividades práticas, o que permite aos gestores perceberem no dia a dia, as mudanças em suas redes.  “As novidades têm como principal objetivo garantir que as mudanças causadas nas redes e escolas sejam duradouras e impactem o maior número de alunos possível”, reforça Guilherme Antunes, gerente de projetos da Fundação Lemann.

As Secretarias terão a ajuda de especialistas e consultores com experiência na área, escolas, fundações educacionais, e atuando em formação de professores e gestores educacionais, para fazer o diagnóstico de seus principais desafios e a partir disso desenhar um plano de ação.

Para a secretária municipal Fabiana Sampaio, a entrada de Franca nesse programa de Gestão de Aprendizagem, é um reconhecimento ao trabalho feito até agora, que abre novas perspectivas de atualização e de conhecimentos, para os educadores em salas de aulas e demais profissionais do ensino. Depois de passar por diversas etapas, Franca ficou entre 220 municípios, destacando que as cidades médias com os maiores IDEBs (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica já passaram por essa capacitação e despontaram nos indicadores.


+ Educação