Franca é destaque na ISTOÉ por causa do gás metano feito de esgotos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 6 de abril de 2018 às 15:07
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:39
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

ISTOÉ dá destaque a fato divulgado em primeira mão pelo Jornal da Franca na semana passada

Veículos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) passaram a circular com um novo tipo de combustível em Franca, no interior paulista, nesta quinta-feira, 5. 

No lugar de etanol ou gasolina, a frota agora é abastecida com um biogás feito com base no tratamento de esgoto.

A iniciativa – já em uso na Europa – é pioneira por aqui e foi possível graças a uma parceria da Sabesp com o Instituto Fraunhofer, da Alemanha. 

O sistema na estação de tratamento envolve a remoção das impurezas e umidade do esgoto, com o aumento da concentração de metano. 

Após todo um processo, surge o biometano, que será usado como combustível na cidade paulista de 350 mil habitantes. 

Ele começou a ser desenvolvido através do convênio firmado pela estatal, e o custo é de R$ 7,4 milhões, sendo mais de R$ 5 milhões aplicados pelo governo alemão por meio da Iniciativa Internacional de Proteção Climática.

“Com o mesmo poder calorífico da gasolina, o biometano traz vantagens no âmbito ambiental, pois polui até 90% menos”, diz o presidente da Sabesp, Jerson Kelman.

Ele lembrou que a novidade também ajuda a reduzir o consumo de combustíveis fósseis. Para se tornar realidade, no entanto, foi preciso importar tecnologia.

Segundo um dos engenheiros envolvidos no projeto, a Sabesp enfrentou entraves burocráticos para trazer equipamentos do exterior e dificuldades com a montagem dessas peças e as interligações necessárias no caminho do gás até a bomba.

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Franca foi equipada com um biodigestor que capta diariamente 2.500 m³ de biogás, capaz de produzir biometano suficiente para substituir 1.500 litros de gasolina. 

Mas estudos apontam que a produção em Franca será capaz de abastecer 200 veículos leves. 

Na Sabesp, 19 carros já estão adaptados e rodando com o gás do esgoto.

O novo combustível pode ser usado em qualquer veículo que conte com o kit de GNV. 

Na Sabesp, a intenção é abastecer cerca de 50 automóveis com o biometano e no futuro distribuir o excedente para empresas parceiras.

O novo combustível será monitorado por órgãos reguladores como a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que já vinha discutindo regras para o gás produzido em estações de esgoto e aterros sanitários.

Franca foi escolhida para receber o projeto em razão de sua elevada capacidade de processamento do esgoto. 

Neste ano, o município ficou mais uma vez em primeiro lugar no Ranking do Saneamento Básico das cem maiores cidades do país do Instituto Trata Brasil. 

Localizada a 400 quilômetros da capital paulista, a cidade tem 100% de todos os dejetos domésticos tratados.


+ Tecnologia