Franca é destaque em todo Estado de SP: acidentes de trânsito caíram 63%

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 19 de junho de 2020 às 17:07
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:52
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mortes recuam 63% no mês de maio segundo o Infosiga SP. Índices também reduziram em todo o Estado

Os novos números do Infosiga SP, sistema de dados do Governo de São Paulo gerenciado pelo programa Respeito à Vida, revelam redução das fatalidades de trânsito na região de Franca, em maio. 

Em todo o Estado, foram registrados 387 óbitos contra 487 no ano passado, queda de 20,5%. 

Acidentes de trânsito, que incluem ocorrências sem vítimas fatais, registraram queda de 28,4% em vias urbanas e rodovias do Estado (11,9 mil acidentes em maio deste ano contra 16,6 mil em 2019).

Estado de SP – Óbitos por acidentes de trânsito no mês de Maio

De acordo com os dados do Infosiga SP para o Estado, houve queda de 14,7% nos acidentes fatais em vias municipais, que concentram 52,5% dos casos. 

Nas rodovias, a queda foi de 26,9%. Em 10 regiões administrativas do Estado houve redução dos índices.

Meios de transporte

A análise do programa Respeito à Vida para o Estado indica ainda queda nas fatalidades em todos os modais, com exceção dos motociclistas. 

Ocorrências envolvendo motos lideram as estatísticas, com 179 casos em maio deste ano, aumento de 7,2% na comparação com 2019 (167 óbitos). Em seguida, aparecem os automóveis com 93 ocorrências contra 117 em 2019, queda de 20,5%.

A maior redução ocorreu entre os pedestres: foram registradas 73 fatalidades contra 130 em maio do ano passado (-43,8%). A queda também foi significativa entre os ciclistas, com 28 ocorrências fatais em maio contra 38 em 2019 (-26,35%).

ÓBITOS POR MODAIS

Perfil da vítima

No mês de maio, jovens com idade entre 18 e 29 anos representaram 31,3% das vítimas. 

Entre os motociclistas, essa proporção sobe para 48,6%. Em 68% dos casos, as vítimas fatais são os próprios condutores dos veículos. 

Homens seguem como as principais vítimas dos acidentes (86% do total), e as ocorrências estão concentradas nos finais de semana (51,7%) e no período noturno (54,8%). Cerca de 47% das vítimas faleceram nos hospitais.

Sobre o programa Respeito à Vida

Programa do Governo do Estado de São Paulo, atua como articulador de ações com foco na redução de acidentes de trânsito. 

Gerido pela Secretaria de Governo, envolve também as secretarias de Educação, Segurança Pública, Saúde, Logística e Transportes, Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico e Direitos da Pessoa com Deficiência.

O Respeito à Vida também é responsável pela gestão do Infosiga SP, sistema pioneiro no Brasil, que publica mensalmente estatísticas sobre acidentes com vítimas de trânsito nos 645 municípios do Estado. 

O programa mobiliza a sociedade civil por meio de parcerias com empresas e associações do setor privado, além de entidades do terceiro setor. 

Em outra frente, promove convênios com municípios para a realização de intervenções de engenharia e ações de educação e fiscalização.

Atualmente, 304 cidades são parceiras do programa e R$ 200 milhões em recursos provenientes de multas do Detran.SP beneficiam 96% da população.


+ Trânsito