​Franca: doação de sangue no Hemocentro caiu mais de 25%. Quem puder, ajuda

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de março de 2020 às 15:44
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ações estão sendo tomadas para garantir que pessoas em condições de ajudar façam as doações.

Preocupados com baixas funções das mudanças causadas pelo novo coronavírus (Covid-19), bancos de sangue da região informam ter adaptado os atendimentos para manter as doações em atividade e evitar riscos aos voluntários.

Essenciais para o fornecimento de sangue para tratamentos, cirurgias de milhares de pacientes, unidades do Hemocentro de Franca  e Ribeirão, além do Banco de Sangue de Ribeirão Preto, seguem abertas ao público.

No Hemocentro de Franca, o número de doadores caiu 25% desde segunda-feira (16), segundo a agente de captação Elaine Dias Gimenez. Segundo ela, ações estão sendo tomadas para garantir que pessoas em condições de ajudar façam as doações.

Na terça-feira (17), o Governo de São Paulo fez um apelo aos doadores ao notar a diminuição na procura nos postos de atendimento na capital paulista.

Além da higienização e da disponibilidade de álcool em gel no local, o centro tem agendado as doações por telefone, para evitar aglomerações.

“A gente pede para que as pessoas agendem a doação para serem atendidas com hora marcada para que não haja tumulto de pessoas. Pede também para que não deixem de vir porque antes, durante e depois de uma pandemia a gente precisa de doação de sangue. As urgências e emergências vão continuar a acontecer”, diz.

No Banco de Sangue de Ribeirão Preto, as captações caíram cerca de 35% desde o início da semana e preocupam, afirma a captadora Renata Ribas. 

“As doações não podem parar, então a gente está tomando todas as medidas cabíveis dentro do protocolo de segurança”, afirma.

Segundo ela, são esperadas pessoas em boas condições de saúde, com mais de 50 quilos, que não estejam tomando antibióticos e anti-inflamatórios e que não tenham feito tatuagens ou colocado piercings há menos de um ano.

O protocolo para pessoas com gripe ficou mais rígido, com espera ampliada de sete para 30 dias para o desaparecimento dos sintomas. Ainda assim, ela reforça que as doações são essenciais.

“A gente está com espaçamento de cadeiras, tem álcool em gel à disposição dos doadores e colaboradores pra gente poder se higienizar. As medidas de precaução estão sendo tomadas, estamos evitando aglomeração, estamos remarcando campanhas, e pedindo para os doadores que estão saudáveis que venham fazer suas doações, ligando pra gente pra saber como está o movimento, porque a gente vai direcionar o melhor horário pra ele poder vir fazer a doação.”

Serviço

Hemocentro de Franca

Onde: Avenida Dr. Hélio Palermo, 4181 – Recanto do Itambé, Franca

Informações: (16) 3402-5000


+ Saúde