Franca “comemora” o primeiro aniversário da queda do Relógio do Sol

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 30 de dezembro de 2018 às 07:34
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:16
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Chuva danificou obra de arte há um ano e restauração segue em ritmo lento pela Prefeitura

Completou, neste mês de dezembro, um ano que o Relógio do Sol foi derrubado pelo galho de uma árvore durante uma tempestade em Franca. Até agora, a Prefeitura não deu conta de fazer a restauração da peça, cujo lugar é a Praça Nossa Senhora da Conceição. 

De certo até o momento é que a Prefeitura espera gastar R$ 250 mil com a reforma e que somente o projeto para a restauração vai custar – ou já custou – R$ 56 mil para os cofres públicos do município.

A lentidão no caso chama tanto a atenção quanto os valores anunciados para as devidas reformas. A definição da empresa que fará a reforma, a Croma, ocorreu após processo de compra  realizado pela comissão permanente de licitações da Prefeitura.​ 

A morosidade é tanta que a empresa tem prazo até fevereiro para entregar o projeto. A partir dali, vai se abrir outro processo, desta vez para efetivar a reforma e outro longo período será iniciado. 

E não será de surpreender se o Relógio do Sol, um dos principais postais de Franca, continuar mais vários meses desmontado na praça que durante tantos anos o ostentou pela raridade e beleza.


+ Política