Fotos mostram que lavar as mãos é a melhor forma de evitar coronavírus

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de março de 2020 às 12:43
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Imagens feitas com luz negra revelam o que acontece ao higienizar as mãos como recomendam os especialistas

O mundo inteiro está tomando sérias precauções contra o Covid-19 (de cancelamentos de voos a proibição de beijos, por exemplo).

Porém, as autoridades de saúde não se cansam de ressaltar que a medida mais eficiente para se manter longe do temido coronavírus é…lavar as mãos.

As seis imagens revelam como ficam as mãos quando ensaboadas e enxaguadas por 30 segundos, como orientam os profissionais de saúde. 

“Minha mãe me mandou a comparação com luz negra da lavagem das mãos. 30 segundos com sabonete, pessoal”, escreveu a atriz na legenda.  

De acordo com o site Business Insider, as fotos foram com um creme chamado Glo-Germ, um óleo mineral que “cola” em germes e só é visível em luz negra quando está grudado nos micróbios. 

Na primeira imagem (à esquerda, na primeira linha), a mão não foi lavada e está suja — embora pareça limpa a olho nu. 

Na segunda, a mão foi lavada apenas com água e depois sacudida por alguns segundos; na terceira, ficou sob a água por seis segundos. 

As fotos seguintes (segunda linha) mostram a mão higienizada com sabonete por seis, 15 e 30 segundos. Na última, ela de fato está limpa. A postagem já tinha 428 mil curtidas e quase 5 mil comentários.

Assim como órgãos de saúde do mundo inteiro, o Ministério da Saúde também estabelece essa como uma das principais medidas de prevenção contra o Covid-19.

De acordo com a pasta, é preciso lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Quando esses dois elementos não estiverem disponíveis, aposte no álcool em gel. 

Outras estratégias são evitar tocar em olhos, nariz e boca sem ter higienizado as mãos; evitar contato próximo com pessoas doentes; cobrir boca e nariz ao tossir.

Outras medidas: espirrar com um lenço de papel descartável e jogá-lo no lixo depois; limpar e desinfetar objetos e superfícies com frequência.


+ Saúde