FOFOCAS MUSICAIS APRENDER MÚSICA

  • Fofocas Musicais
  • Publicado em 17 de fevereiro de 2020 às 08:31
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para se aprender um instrumento musical é preciso dedicação em primeiro lugar, não adianta ter talento se não houver dedicação.

Para se aprender um instrumento musical não é apenas saber ler notas musicais ou reproduzir aulas do youtube ou fazer alguns acordes. Está longe disso.

Para se aprender um instrumento musical, antes de tudo é preciso determinação, foco, atenção, que são desenvolvidos mediante um estudo sério e comprometido com a qualidade.

Mas existem várias formas de se chegar à música ou a tocar um instrumento musical, assim como existem várias formas de se fazer um bolo por exemplo. Pode-se fazer o bolo simples utilizando a farinha, leite, ovos, açúcar , manteiga e fermento. Ele alimenta, é simples, gostosinho, básico, mas não te leva a ser um bom cozinheiro ou um Chef de cozinha.

Se você comer desse bolo todos os dias vai chegar uma hora em que vai querer variar, acrescentar, enriquecer, mudar os ingredientes, a farinha, ou tirar a manteiga, ou partir para um bolo vegano. Existem ‘ n ‘ formas de se fazer um bolo.

Assim, existem várias formas de se aprender um instrumento e chegar a produzir algum som.

Certa vez me apareceu uma aluna que me disse ter estudado 4 anos de piano. Então fui fazer um teste para ver onde poderíamos dar continuidade aos seus estudos. Ela sabia ler notas mais ou menos. Dificuldade na Clave de Fá. Mas me disse que não sabia o ritmo. E aí eu pergunto: como não saber ritmo? Como estudou 4 anos de piano sem aprender o ritmo? E no teste vi que o ‘ bolo’que ela aprendeu a fazer faltavam muitos ingredientes, mas muitos ingredientes básicos mesmo. Então, lia as notas, como se lê um texto sem pontuação, sem conhecer algumas letras e vai pulando as letras que não conhece, e deduzindo o que significariam aquelas ‘ palavras’. Não sabia ler uma frase. Enfim, um texto esburacado sem nenhum sentido. E ela perdeu 4 anos de sua vida achando que estaria tocando um instrumento mas nem sentia prazer naquilo porque era um ‘ monte de letras ‘ esparsas, jogadas, sem sentido algum que não formavam nenhuma ideia e não entendia o ‘ texto’.

Música é um Universo. Este Universo pode ser descoberto dia a dia com dedicação, interesse, pesquisa, esforço, e o talento digamos que seja importante para dar brilho mas sem os outros ingredientes o brilho desaparece.

Vi um garotinho que tocou a Marcha Turca de Mozart se despontar nas redes sociais e teve tantos elogios ( porque na Terra de cegos quem tem um olho é rei), que sob estes elogios ele se inflou e começou a entender que música seria ler notas e tocar rápido. Fiquei penalizada de ver aquilo. Há todo um contexto, uma ideia, uma história, há que se estudar para entender, interpretar, ser fiel ao compositor ou até mesmo para se compor decentemente.

Então vemos panfletos oferecendo para aprender a tocar um instrumento em 4 aulas. E ninguém reage a esta blasfêmia!!!

Então vemos lugares oferecendo diplomas sem os ingredientes necessários para se fazer o bolo, sem dar o sentido ao texto, mas apenas para chegar ao final do percurso e apresentar um diploma de Chef , sem saber utilizar o fermento, sem adicionar os ingredientes necessários para se fazer um bolo recheado, etc. E este profissional chega no mercado de trabalho e vai abrir um restaurante. E o restaurante vai à falência. Ou tenta um trabalho e reproduz os erros de como se faz um bolo.

O pequeno recado de hoje é : que tenhamos mais CONTEÚDO .


+ zero