FOFOCAS MUSICAIS BEETHOVEN – HELIO COUTO – REPROGRAMAÇÃO MENTAL

  • Fofocas Musicais
  • Publicado em 19 de julho de 2019 às 16:23
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Este vídeo de reprogramação mental, tem ao fundo a SONATA AO LUAR DE BEETHOVEN.

Ele é para ser ouvido uma hora antes de dormir, mas a música vai nos conduzindo juntamente com as orientações, de forma tranquila, amena, sutil, profunda!

Deixo esta preciosidade hoje como presente para todos que acessam a esta coluna, e onde possa chegar ! Precisamos de um mundo melhor com pessoas mais positivas e felizes!

Aproveitem este link de Helio Couto com fundo musical de Beethoven. É imperdível!

Sonata para piano n.º 14, Op. 27 n.º 2 é uma sonata de Beethoven. Essa sonata foi muito tocada na época de Beethoven, que chegou a dizer que tinha feito músicas melhores. A “Sonata ao Luar”, que serviu de tema para inúmeros filmes e romances, só recebeu seu apelido em 1832, cinco anos depois da morte de Beethoven.[1] Foi o crítico Rellstab que comparou a música a um luar ao lago Lucerna. Tal comparação foi adotada como apelido para a obra.

Assim como na sonata anterior, o primeiro movimento vem com a indicação “quasi una fantasia“. Uma melodia melancólica é apresentada acompanhada por um ostinato que dura o movimento inteiro. Beethoven coloca no início da partitura uma indicação de “senza surdina“. Os desavisados pensam que a “surdina” se refere ao pedal esquerdo do piano, o “una corda”, mas na verdade a “surdina” a que Beethoven se refere é o pedal direito. Nos pianos da época de Beethoven, o pedal direito levantava os abafadores (surdinas) das cordas. Ou seja, Beethoven pretendia que o movimento inteiro fosse tocado sem nenhuma surdina nas cordas (com o pedal direito abaixado). Como os pianos modernos não permitem isso – o nível de projeção é muito maior do que o piano da época de Beethoven, criando dissonâncias indesejadas – essa indicação serve como parâmetro para interpretação e não deve ser levada à risca (a não ser que o pianista toque num piano de época). O movimento tem uma forma-sonata um pouco escondida, onde há uma exposiçãodesenvolvimento e recapitulação, mas a forma fica bem diluída no contexto geral. Assim como na sonata anterior, Beethoven coloca um “attacca subito” no final do movimento para dar continuidade à música.

O segundo movimento é um minueto com trio.[2] Possui uma melodia simples, porém Beethoven usa uma mudança rítmica com síncopes. A atmosfera é bem leve e alegre.

O terceiro movimento é o mais extenso e
“dramático”. De uma dificuldade técnica muito grande, esse movimento vem
na forma sonata. O 
tema principal é heróico e turbulento – uma série de acordes arpejados ascendentes e bastante rápidos. Ao longo do movimento, o baixo Alberti[3] se faz presente, mantendo a ansiedade mesmo quando a melodiatem um ar mais calmo. O segundo tema é mais lírico e melódico. No final do movimento, Beethoven apresenta uma coda estendida (o que começa a se tornar uma constante na sua obra para piano). Nesta coda, ele usa acordes “quebrados”
(arpejos velozes que soam como se alguém tocasse um acorde sem tocar as
notas todas juntas), o que Beethoven usaria mais tarde na Appassionata. Além disso, na coda, Beethoven traz um pouco do caráter de uma 
cadência, onde o pianista “improvisa” com as harmonias até voltar ao tema principal para concluir o movimento. https://pt.wikipedia.org/wiki/Sonata_para_piano_n.%C2%BA_14_(Beethoven)

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero