Festividades de junho e julho requerem cuidados contra tragédias

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 14 de junho de 2018 às 19:06
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:48
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cuidados já devem começar já, com o início da Copa do Mundo e a queima de fogos em vias públicas

Junho é um mês marcado pelas quadrilhas e festas juninas e este ano soma-se o clima festivo da Copa do Mundo, onde muitos brasileiros enfeitam as ruas, com bandeiras e fitas. Com a finalidade de evitar acidentes, as empresas distribuidoras de energia elétrica (CPFL Paulista e Cemig, na região mineira) orientam a população sobre os cuidados com os enfeites e ornamentos.

As empresas ressaltam que não é permitido colocar qualquer equipamento, objeto ou material que não seja usado para operação da rede de distribuição pois pode atrapalhar o serviço de manutenção de rede e provocar descargas elétricas de alto risco. 

Também é importante que o morador faça um aviso prévio dos locais em que ocorrerão eventos, apresentações, shows com aglomeração de pessoas e solicitações de ligações provisórias, para que não haja nenhum empecilho ou contratempo durante as comemorações.

Outras orientações são referentes aos trios elétricos e carros alegóricos, que devem evitar trafegar sob a rede elétrica para evitar acidentes e rompimentos de cabos. Planejar o trajeto observando a altura da rede elétrica está entre as dicas. 

Evitar gambiarras, ligações próximas a água, ligações clandestinas (gatos), não soltar fogos de artifícios próximos à rede elétrica também estão entre as recomendações.


+ Segurança