FESTITALIA terá mais de 20 pratos típicos da culinária italiana em Ribeirão Preto

Festa celebra a cultura do país europeu e acontece de 6 a 8 de setembro, no Morro de São Bento

Postado em: em Cidades

Quem não aprecia uma boa massa? A receita típica da Itália conquistou o paladar mundial.  Os ribeirão-pretanos terão a oportunidade de degustar mais de 20 pratos da culinária europeia durante o 14º FESTITALIA - Festival da Cultura Italiana de Ribeirão Preto -, que acontece de 6 a 8 de setembro, no Morro de São Bento, em Ribeirão Preto, com entrada gratuita.

Os expositores já se preparam para a o evento.  A gastronomia italiana confeccionada de forma totalmente artesanal, típica do país e com preços populares serão os destaques do encontro. O lanche de Porchetta (assado de carne de porco, temperado com especiarias) todos os anos agrada aos mais diversos paladares.  Fogazza, Gnochi, Rondelli, Canelone, Lazagnas, Polentas, massas com molhos diversos, Filé ao Parmegianno, Calzone e Pizzas vão deixar os visitantes com "água na boca".

O vinho tem lugar especial pois é um parceiro inseparável dos italianos e pode acompanhar doces e salgados. Drinques renomados como o Aperol Spritz e o Rossini - feito com espumante doce (Prosecco) e morangos também poderão ser apreciados. A novidade desta edição fica com o Garibaldi, uma bebida em homenagem ao italiano Giuseppe Garibaldi (general, guerrilheiro e patriota italiano, que é conhecido por sua consistência vigorosa e saborosa), a bebida é uma mistura de Campari com suco de laranja.

Para adoçar - Os amantes de sobremesas irão encontrar durante a Festa doces típicos da Itália como a famosa palha italiana que caiu no gosto dos brasileiros, além de sorvetes.

Segundo Antonio Henrique Sartore, presidente da Società Dante Alighieri, organizadora do evento, o Festival mais uma vez tem o objetivo de proporcionar experiências únicas aos fãs da comida italiana. “Nossa ideia é oferecer um produto final o mais próximo possível do original consumido pelos italianos, tudo preparado com ingredientes frescos e de qualidade. para que as tradições dos imigrantes italianos permaneçam vivas”, enfatiza.

Curiosidades da gastronomia da Itália – As receitas italianas levam os mais variados tipos de vegetais, carnes e massas. A população do país europeu desenvolveu muitos pratos que são consumidos em todo o planeta, entre eles, sorvete, pizza e café com leite. Muitos acreditam que o macarrão é originário da Itália, mas o prato foi inventado pelos chineses. Os italianos foram responsáveis por dar sabor e fama para a receita.

Sobre o FESTITALIA - O Festival é considerado patrimônio cultural e imaterial do município e faz parte do Calendário Turístico do Estado de São Paulo. Realizado pela Società Dante Alighieri de Ribeirão Preto, com promoção do ProAC (Programa de Ação Cultural), com  apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura de Ribeirão Preto e da Secretaria Municipal da Cultura.

São patrocinadores do evento: GasBrasiliano, Coca-Cola Andina Brasil, Grupo Passalacqua, Supermercados Savegnago, Cenourão Super Varejão, Atri Fiat, Honda Koi, Ortovel Ford, Hyundai New e Mialich Supermercados.

14º FESTITALIA
Data: 
de 6 a 8 de setembro de 2019
Horário: 
dia 6 de setembro (sexta-feira), das 19h às 0h; dias 7 e 8 de setembro (sábado e domingo), das 11h às 0h
Local: Morro de São Bento – Ribeirão Preto
Entrada Gratuita


Artigos Relacionados