Feng Shui ensina que na cozinha é preciso acentuar as energias positivas

Segundo a arte milenar chinesa, a cozinha é considerada o coração do lar, onde toda a vida flui

Postado em: em Mais+

Festas e celebrações em casa estão cada vez mais frequentes. Além de “estar na moda”, o ato de cozinhar também representa uma oportunidade de reunir as pessoas que são importantes. Além disso, inúmeros são os livros, cursos e programas de TV que acabam por facilitar a aproximação e a integração entre os amigos, família, casais e até mesmo crianças no lugar que é considerado o mais sagrado da casa: a cozinha.

Seguindo os conhecimentos da arte milenar chinesa do Feng Shui, é justamente nesse ambiente que ocorre a transformação dos alimentos e da energia vital conhecido como ‘chi’. Isso acontece graças à elaboração das refeições que nutrem o organismo e alimentam a alma. Por este motivo, a cozinha é considerada o coração do lar, onde a vida flui. “Para acentuar as energias positivas e aproveitar ao máximo o equilíbrio e a harmonia dos elementos presentes, é essencial atender a uma série de normas fundamentais que, de acordo com o Feng Shui, são necessárias”, observa a designer de interiores Mariana Martins Pimenta.

Para harmonizar e energizar ainda mais esse ambiente, ela orienta manter a cozinha em ordem. No Feng Shui, os armários simbolizam a organização das finanças. Lembre-se de se certificar que todos os eletrodomésticos estejam funcionando perfeitamente: estes objetos quebrados ou parados representam energia estagnada. Por isso, conserte rapidamente o que estiver quebrado e livre-se do que não tiver mais uso.

Opte por uma boa iluminação e decoração alegre. “A dica é rechear o ambiente com flores, frutas, temperos e potes com alimentos. Além de um visual superinteressante, eles decoram e ativam a energia da fartura”, destaca Mariana, que diz ser importante deixar à mostra utensílios que sejam bonitos, pois estes elevam as vibrações e inspiram os cozinheiros!

A técnica chinesa

O Feng Shui trabalha com o equilíbrio entre os quatro elementos: Fogo, Água, Terra e Ar. Como na cozinha a predominância é do elemento Fogo – que tem relação com a energia das finanças – sempre que possível cuide você mesmo desse cantinho, cozinhando ou organizando. Lembre-se que é por meio da alimentação que seu corpo consegue se sustentar e ter energia física.

Por ser o elemento mais importante da cozinha, o fogão deve ser utilizado pelo menos uma vez ao dia, nem que seja para ferver água para um chá. Isso ajuda a ativar e integrar a energia da prosperidade no lar. “É fundamental também que ele esteja sempre muito limpo e funcionando perfeitamente”, comenta a designer de interiores, que completa: “se ele estiver ao lado ou em frente de uma pia ou geladeira, recomenda-se colocar um sino de vento entre eles para que a energia do elemento água não apague a do elemento fogo. A porta da geladeira também deve abrir diretamente para a do fogão”.

Mariana diz ser preferível optar pela cor branca. Tons pasteis e cores claras também são indicadas. Cores fortes e detalhes coloridos são bons, mas o ambiente deve se manter claro. Evite o preto – cor que simboliza a água – pois entrará em conflito com o principal elemento da cozinha, que é o fogo. Já o vermelho dever ser usado com cuidado para não causar um excesso desse elemento. Por fim, instalar um relógio com a hora certa na cozinha ajuda a manter a energia em movimento.


Artigos Relacionados