Feliz dia dos pais!!!

  • EntreTantos
  • Publicado em 8 de agosto de 2017 às 18:18
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Saudações amigo leitor!

 E especialmente um PARABÉNS a você que é pai, neste mês que é todinho seu. Na verdade, é crucial explicar que, em agosto, se comemora o dia dos país, não o dia do “Orgasmo”, portanto, dispenso de meus cumprimentos aquele que somente procriou, mas, fugira à bela responsabilidade de ser pai.

E se há quem dispensa a missão de ser pai, por outro lado, milhares de filhos são adotados por força da ocasião, por anjos que executam bem este papel, muitas vezes, na pele de padrasto, tio, irmão mais velho, avô, padrinhos, e por aí vai…. Então, a vocês PAIS, em todas as vertentes, dedico o texto abaixo.

Pai…

Quem sabe um dia amadureçamos e, de repente, até dividiremos o calor da mesa de um bar.

Talvez, dediquemos um tempo a polir as peças do velho carro, esquecido sob a lona, onde tantas vezes, em seu colo, fingi ser motorista.

Quem sabe um dia o senhor nos faça uma visita e, talvez, até critique a rigidez, com a qual trato meus filhos. Ao que rebaterei, argumentando que assim fui criado.

Quem sabe um dia, eu crie coragem e lhe apresento meus projetos futuros, mesmo que seja para ouvir sua experiência dizer que está tudo errado.

Ah! Pai…

Quem sabe um dia, eu lhe peça para contar aquelas mesmas histórias, que ainda hoje repasso aos meus filhos.

Ou, se as circunstâncias permitirem, talvez, cedemos às velhas brincadeiras, das quais o senhor participara cansado ao retornar do trabalho.

Pai…

Perdoe-me contrariar seu pedido e quebrar a promessa que fiz, a de nunca crescer, mas, os dias foram passando e hoje sou também refém das horas, cometendo os mesmos erros que tanto critiquei em ti.

Não se entristeça, se a fraqueza natural dos seus braços não me sustentar o peso, pois, se possuo o corpo saudável hoje, é justamente, porque estes braços velhos foram fortes um dia.

Não temas decepcionar-me, se uma lágrima ondular na superfície de seu rosto, portanto, não é necessário escondê-la, aliás, comovê-lo positivamente sempre foi meu maior objetivo, onde muitas vezes fracassei.

A verdade, é que somente aprendi a ser um bom filho, quando me tornei pai. E hoje sei, que ser o super-herói de alguém exige imensas dificuldades, para as quais, muitas vezes, não estamos preparados, pois, ser pai, é acordar sobressaltando no meio da noite como o choro da frauda molhada.

É fazer aviãozinho, é imitar lobo mau, é se expor ao ridículo de coreografias infantis na sala de casa. É fazer guerra de travesseiro, mas também, conferir se lavara bem os dentes e atrás das orelhas.

Ser pai é ser torcedor fanático e exigente, é meteorologista lunático, para quem sempre vai fazer frio. É ser o médico que fraqueja ao primeiro sinal de febre, é experimentar mamadeira quente, xarope amargo e papinha. É se espremer na cama pequena para consolar o pesadelo. É explicar sobre a cegonha e se enrolar nas perguntas antes do tempo.  

Ser pai é carregar o título de mais forte, mais engraçado e mais corajoso, é dar broncas querendo sorrir, é saber que sempre haverá preocupações e esquecer todas elas ao primeiro sorriso do filho.

                “O amor que sinto pelos meus filhos é tão imenso, que não há maneiras de dizer, por estão razão demonstro…”  (Valdeci Santana)

*Essa coluna é semanal e atualizada às quartas-feiras.


+ zero