Feira online busca professores interessados em intercâmbio virtual

  • Entre linhas
  • Publicado em 22 de março de 2019 às 21:37
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Inscrições estão abertas até 10 de abril; universidade dos EUA é parceira do BraVE Unesp

E​m continuidade às ações do programa BraVE (Brazilian Virtual Exchange) Unesp, cujo objetivo é promover contato intercultural e intercâmbio de ideias entre alunos da Universidade e estudantes de diferentes instituições de ensino superior do exterior, estão abertas as inscrições para participar de uma “feira online” de busca de parceiros para realização de ações de intercâmbio virtual em disciplinas de graduação ou pós-graduação.

A feira online é um encontro virtual (Virtual Partnership Fair) que será realizado pela Suny (State University of New York) em 24 de abril para que professores interessados em realizar Virtual Exchange em suas aulas possam encontrar parceiros. O encontro virtual também serve a docentes interessados em cursos de aprofundamento oferecidos pela universidade dos EUA sobre a estratégia usada no BraVE. Os professores interessados em participar da feira online deverão preencher, até 10 de abril, o seguinte formulário: https://goo.gl/forms/vnZaEiypaiPiCYBE2.

A proposta do intercâmbio virtual (Virtual Exchange) é colocar professores da Unesp em parceria com professores de universidades no exterior para planejarem e estabelecerem juntos atividades a serem realizadas nas disciplinas afins que ministram, colocando seus alunos em contato por meio de tecnologias digitais. O contato estabelecido entre as turmas pode ser totalmente online, com interações síncronas ou assíncronas, ou em formatos híbridos, buscando-se criar um contexto que enfatize a aprendizagem colaborativa, por meio de experiência e construção conjunta do conhecimento.

A Suny, uma das universidades com mais know-how nesse tipo de estratégia, oferece anualmente dois cursos preparatórios para professores interessados em realizar Virtual Exchange, chamado naquela instituição de COIL (Collaborative Online International Learning). Ambos são online: COIL Course Orientation (http://coil.suny.edu/page/partnering-orientation) e Academy for COIL Course Development (http://coil.suny.edu/page/academy-coil-course-development). A próxima Academy será realizada de 20 de maio a 28 de junho por meio de um curso online na plataforma moodle e videoconferências. Para participar da Academy, os professores interessados precisam ter um parceiro de Virtual Exchange, que pode ser um docente da Suny ou de outra instituição participante de uma rede internacional de parceiros, a Global Partner Network (http://coil.suny.edu/page/global-partner-network), uma vez que as atividades são voltadas ao planejamento do cronograma conjunto das aulas.

A coordenação do BraVE Unesp pede que os interessados na feira online de 24 de abril entrem em contato com a coordenadora do programa, professora Ana Cristina Biondo Salomão, do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp em Araraquara, para mais informações sobre como participar do encontro virtual e da COIL Academy da Suny. O contato com a docente pode ser feito por meio do e-mail: [email protected].

Para saber mais sobre o BraVE Unesp, veja como o programa se estrutura, como os professores detalham essa estratégia de mobilidade virtual e entenda a construção multicultural que o envolve. 


+ Educação