Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto começa dia 9 de junho com variedades

  • Entre linhas
  • Publicado em 26 de maio de 2019 às 19:43
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:34
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Evento traz salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows e outros

Em sua 19ª edição, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto levanta uma bandeira de abrangência internacional e inova na apresentação do seu tema central: “Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. A proposição vai embasar as mais de 330 atividades e debates do evento, que acontece de 9 a 16 de junho deste ano. O lançamento da Feira do Livro com apresentação da programação completa aconteceu em 8 de maio, na sala principal do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto (SP), às 19h30, com entrada aberta e gratuita à população (acesse programação completa: https://fundacaodolivroeleiturarp.files.wordpress.com/2019/05/19_fnlrp_revista_final.pdf )

O tema desta edição faz uma referência direta à agenda desenvolvida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2015. Trata-se de um plano de ação embasado em 17 objetivos criados para a acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas. As ações tomadas em 2015 resultaram nos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que se baseiam nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).Saiba mais sobre os 17 objetivos no site oficial da ONU: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

A agenda também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade. Segundo a ONU, por meio destes objetivos há um reconhecimento de que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

Essas causas também vão mobilizar a 19ª Feira Nacional do Livro, que visa contribuir para que os objetivos sejam alcançados no mundo por meio da formação de leitores, da propagação do conhecimento e do debate livre e aberto.

Já consolidada como um dos maiores eventos culturais do país, a Feira traz salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus, entre outras – todas gratuitas.

Como em todos os anos, a Feira Nacional do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores homenageados, o escritor principal é Ignácio de Loyola Brandão. O autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil é Heloísa Pietro; autor local, Gilberto Abreu e a professora homenageada (local), Amini Boainain Hauy e patrono Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.

“Nossa intenção é atrelar ao tema central da próxima feira os conceitos que permeiam as ODS com foco na Agenda 2030. Acreditamos que a literatura e as artes têm o poder de formar pessoas e gerar transformações necessárias para esse novo mundo que se formará”, explica Adriana Silva, curadora do evento.

Parcerias e apoios

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac. 

Especificamente para a Feira Nacional do Livro, a entidade mantém parcerias estratégicas, como com o SESC, a Diretoria Municipal de Ensino, Senac, universidades e outras instituições. Há quatro meses do evento, a Fundação finaliza acordos e busca empresas para serem patrocinadoras e apoiadoras da Feira Nacional do Livro.

A superintendente da Fundação do Livro e Leitura, Viviane Mendonça, destaca que com quase 20 anos de história, a Feira Nacional do Livro tem se mantido como um dos mais importantes eventos literários, atraindo milhares de pessoas interessadas na promoção do livro e da leitura. “A Feira Nacional do Livro é um evento de extrema importância para nosso país, pois tem o papel de disseminar o livro, a produção e o pensamento dos autores, suas histórias e visa transformar a literatura e outras artes que fazem parte da programação como agentes de difusão de conhecimento no exercício de sua cidadania”, avalia.

Realização

A 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto é uma realização do Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal, Alta Mogiana, GasBrasiliano, Tanger e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, além de patrocinadores, apoiadores, entre outros parceiros.

Exercício de cidadania

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. “A Fundação tem em sua missão fomentar a leitura na cidade e, em médio prazo, na região metropolitana, visando formar leitores e aumentar os índices de leitura do país”, explica a presidente, Dulce Neves.

Para isso, a entidade vem desenvolvendo projetos que incentivam o contato do público com a literatura, a contação de histórias e as artes em geral, o que começou com a Feira do Livro e foi ganhando sustentação e solidez com programas permanentes, como o Núcleo de Contação de Histórias, Clube do Livro, Clube de Leitura nas Escolas, Saraus Literários, Livro Livre (nas praças), campanhas de doação e troca permanente de livros, além do projeto Combinando Palavras e iniciativas como palestras, encontros com escritores, lançamentos de livros, cursos, oficinas, entre outras. “Desta forma, temos conseguido excelentes progressos na nossa cidade e na região”, conclui a presidente.

Mais informações:

www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Instagram: @fundacaolivrorp
Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp
YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao
Twitter:@FundacaoLivroRP


+ Cidades