Feira de calçados recebe importadores de seis países árabes

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 9 de maio de 2018 às 15:34
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:43
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC) ocorre a partir de 21 de maio em Gramado. (RS)

Importadores de seis países árabes vão participar do Salão Internacional do Couro e dos Calçados (SICC) entre os dias 21 e 23 de maio no Serra Park, na cidade gaúcha de Gramado. 

Até esta semana estavam confirmadas a presença de compradores árabes de Omã, Emirados, Kuwait, Egito, Líbia e Sudão, de acordo com informações dadas à ANBA por um dos executivos integrantes do comitê de organização da vinda de importadores no SICC, Isaque Weber.

A organização da mostra convidou ao redor de 150 importadores de cerca de 40 países de regiões como Ásia, Américas, Oriente Médio e Europa. Deste total, metade terá passagem aérea e hospedagem paga e a outra metade o hotel bancado pela feira. 

O SICC é realizado pela empresa Merkator Feiras e Eventos. Convidar importadores e ajudar nos custos da viagem é uma estratégia adotada pela mostra. Os árabes sempre estão na lista de chamados.

De acordo com Weber, entre os empresários árabes que costumam participar do SICC há vários ligados a grandes redes de lojas, o que torna o potencial de compras muito grande, apesar de que nem sempre eles adquirem produtos de valor agregado. 

“São clientes que compram volumes altíssimos, são os primeiros da lista”, afirma o empresário, sobre a lista de importadores convidados para o Salão Internacional do Couro e do Calçado.

As perspectivas para exportações a partir da feira são boas. O SICC apresenta a coleção Primavera-Verão, justamente o ponto forte da indústria brasileira. 

Em função de o Brasil ter um período de calor maior do que de frio, apesar de também fabricarem bons produtos para o frio, as empresas se especializaram em calçados abertos. Weber lembra que o câmbio está favorável para exportar no momento e que o mercado interno está fraco, o que torna a exportação atrativa para as empresas.

Os importadores convidados para o SICC são indicados pelas marcas expositoras. Após as sugestões, os nomes são avaliados por um comitê do qual empresas como a de Weber – que é gerente de vendas da indústria de calçados Werner – fazem parte. 

Compradores estrangeiros que foram convidados em outras edições e não chegaram a fazer negócios não recebem o benefício de passagem aérea ou hotel novamente. São priorizados os que de fato compram na mostra.

Os convidados internacionais não têm uma agenda prévia, apenas participam de um encontro inicial com os organizadores, e ficam livres para circular pela feira, segundo suas preferências. 

Weber afirma que além destes importadores que participam do SICC com algum benefício, há os que vêm de forma espontânea, sem convite ou essa ajuda de custo.

De acordo com informações divulgadas no site do SICC, a feira reunirá expositores que respondem por 84% dos 900 milhões de pares produzidos anualmente pelo Brasil. Além de grandes indústrias e marcas conhecidas, como Arezzo, Grendene e Vizzano, participam também micro e pequenas empresas do setor, normalmente em estandes coletivos.

Serviço:

Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC)
21 a 23 de maio de 2018
Serra Park – Gramado – RS
Das 9h às 19h – exclusivo para lojistas

Mais informações: www.sicc.com.br


+ Economia