​FEAPAES-SP leva usuários da Apae de Mogi das Cruzes para Troféu Thiago Pereira

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 9 de setembro de 2019 às 17:03
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:48
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Três atletas da APAE de Mogi das Cruzes irão competir no domingo (15) na piscina olímpica do Corinthians

O dia 14 de setembro ficará para a história do movimento apaeano paulista.

Isso porque três usuários de uma APAE paulista participarão de um campeonato de natação de grande repercussão. 

A presença dos usuários da APAE de Mogi das Cruzes no Troféu Thiago Pereira aconteceu por intermédio da Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP), que não mediu esforços para ver o nome dos três jovens na lista de competidores.

A disputa que acontecerá na piscina olímpica do Corinthians, na cidade de São Paulo (SP), é aberta a todos os nadadores, inclusive à paratletas. 

Trata-se da única opção que reúne no mesmo evento atletas paraolímpicos e convencionais.

“É muito importante que a pessoa com deficiência usufrua dos mesmos espaços que todos nós, que mostrem seus potenciais. A iniciativa de promover um evento para todos, sem distinção, nos mostra que estamos caminhando para uma sociedade mais justa e inclusiva”, comentou a presidente da FEAPAES-SP, Cristiany de Castro.   

O evento Troféu Thiago Pereira possui vários requisitos que o torna inovador. 

Além de ser aberto a todos, pessoa com deficiência ou não, o Troféu incentiva que os atletas nadem os quatro estilos nas quatro provas, em sua respectiva categoria. 

Além da premiação individual por prova, os que conseguirem as melhores marcas somadas no borboleta, costas, peito e crawl serão os vencedores do Troféu.

“Estamos otimistas com os resultados pois, sabemos que eles têm se preparado para isso, porém já o consideramos vitoriosos pela luta que travam todos os dias nos treinos e na vida”, completa Cristiany.

Participação

Os três competidores da APAE de Mogi das Cruzes que irão participar do Troféu, Stella de Mattos Correa, 24 anos, Gabriel de Souza Ghitelar Pedro, 18 anos, e Weslei Gonçalves, 29 anos, já estão a todo vapor e na maior expectativa para o evento. 

“Como sempre ficam ansiosos para chegada do evento, porém bem confiantes”, destaca a diretora da APAE, Ana Paula Nogaroto.

Os três são empenhados no esporte e treinam aproximadamente quatro vezes por semana, e por isso vão participar das quatro modalidades propostas. 

E como resultado da dedicação, o grupo possui um excelente histórico de resultados nas Olimpíadas Especiais das APAES, edição estadual, ocorrida em 2018, na cidade de Franca (SP). 

Na competição em que reuniu 800 pessoas entre atletas, técnicos e acompanhantes das APAES do estado de São Paulo, Gabriel e Weslei conquistaram duas medalhas de ouro e duas de prata e Stella três de ouro. 

Os jovens também foram classificados para participar da competição nacional ocorrida em dezembro de 2018, na cidade de Canoas (RS).


+ Inclusão