FEAPAES-SP lança cartilha sobre os direitos das pessoas com deficiência

  • Entre linhas
  • Publicado em 21 de fevereiro de 2020 às 20:30
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:24
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Publicação voltada para as famílias, responde de forma objetiva, principais perguntas sobre as legislações

Thiago Mellem, autor e analista jurídico da FEAPAES-SP, Cristiany de Castro, coordenadora da cartilha e presidente da FEAPAES-SP e Thales Araújo, autor e analista jurídico da FEAPAES-SP no lançamento em São Pedro

No último dia 15 de fevereiro, a Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) lançou a cartilha “Os direitos das pessoas com deficiência: perguntas e respostas”, com objetivo de emponderar e informar, de forma clara e objetiva, mais de 60 mil famílias dos usuários atendidos pelas APAES filiadas à instituição.

A publicação é de autoria dos analistas jurídicos da FEAPAES-SP, Thales Araújo Dias e Thiago Carvalho Mellem, coordenada pela advogada e presidente da FEAPAES-SP, Cristiany de Castro e organizada pelo doutor e procurador jurídico da FEAPAES-SP, Acir de Matos Gomes e pela assistente social e advogada, Roberta Piotto.

“Com a cartilha as pessoas vão tomar conhecimentos seus direitos, e assim poderão exigir mais, tornando assim, a sociedade mais justa, igualitária e principalmente mais inclusiva para todos” afirma Acir de Matos Gomes.

O lançamento foi realizado durante a II Capacitação para Dirigentes em São Pedro – SP, evento que contou com a participação de 450 pessoas de mais de 180 APAES. 

Cartilha Os direitos da pessoa com deficiência - perguntas e respostas

A cartilha responde 37 perguntas sobre as realidades da pessoa com deficiência, abordando direitos como à educação, saúde, trabalho, cultura, lazer esporte, cidadania entre outros e será distribuída gratuitamente para as APAES filiadas.

“Atualmente o Brasil tem uma das legislações mais avançadas referente aos direitos das pessoas com deficiência, porém de nada adianta se não conseguirmos tirá-las do papel, a cartilha vem como instrumento para que as pessoas com deficiência e suas famílias conheçam e defendam seus direitos, só assim iremos garantir os direitos” explica Cristiany de Castro.

Em breve a versão online também estará disponível para acesso no site da FEAPAES-SP, www.feapaesp.org.br


+ Cotidiano