Feapaes de SP e Unicamp fecham acordo que vai beneficiar 300 usuários

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de novembro de 2018 às 08:50
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A APAE é referência nacional no atendimento de pessoas com deficiência intelectual

A Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) fechou uma importante parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que permitirá a 300 usuários de APAES paulistas a participação na pesquisa Padrões e Determinantes e Composição Corporal em Indivíduos com Deficiência Intelectual. Trata-se de um projeto de pós-doutorado do professor de educação física, Fabio Bertapelli.

O objetivo geral da pesquisa na sua primeira fase foi avaliar os padrões e determinantes de crescimento e obesidade em mostra populacional de crianças e adolescentes com DI do estado de São Paulo. 

“Mediante o projeto APAE Qualidade de Vida e Saúde, iremos construir uma referência nacional de crescimento físico de jovens com deficiência intelectual, com medidas simples como peso, estatura e circunferência de cintura. Além da referência nacional, também iremos determinar os níveis de obesidade de milhares de pessoas com DI.  Esta será a primeira pesquisa de nível populacional abrangendo o público brasileiro com DI. ”, explica Fábio.

Na fase dois da pesquisa, que teve início no dia 15 de outubro, o intuito foi avaliar a composição corporal em jovens com DI do estado de SP. “Com esta pesquisa, iremos construir uma referência nacional de densidade mineral óssea em jovens com DI. Também avaliaremos os níveis reais de gordura corporal e massa muscular de centenas dos jovens e testaremos a importância da atividade física na composição corporal”, completa Fábio.

Para Roberto Soares, coordenador de Educação Física, Desporto e Lazer da FEAPAES-SP, a pesquisa além de colaborar com a construção e o aprofundamento do conhecimento sobre o tema, trará benefícios para os usuários das APAES que estão participando. “O estudo permitirá que os pesquisadores possam identificar problemas de saúde bem como desenvolver ferramentas acuradas para avaliação do crescimento e obesidade de jovens e adultos com deficiência intelectual. O custo deste exame é de aproximadamente R$400 reais, e a parceria neste estudo torna gratuito para as entidades participantes. Além de que ao final do processo serão enviadas as entidades os relatórios com os resultados dos testes”, explica Soares.

Fabio ainda esclarece os motivos por ter escolhido as APAES o público alvo de sua pesquisa. “A APAE é referência nacional no atendimento de pessoas com deficiência intelectual, apoiando substancialmente todas as nossas pesquisas de crescimento em jovens com DI. Com a participação do movimento apaeano, construímos a curva de crescimento para jovens com síndrome de Down, referência nacional. Desta vez, a APAE está nos apoiando ainda mais, com estudos abrangendo todo o público com DI do estado de SP”, explica.

Serão realizados 300 exames, desses 150 com usuários da APAE Campinas e 150 com outras quatorze APAES do estado de São Paulo. O critério de escolha foram as que estavam mais próximas de Campinas, e atuantes nas ações organizadas pela Coordenadoria Estadual de Educação Física, Desporto e Lazer da FEAPAES.SP. 

As APAES contempladas para este projeto de pesquisa são: Araraquara, Santa Barbara d’Oeste, Taquarituba, Jaú, Guaratinguetá, Mogi Mirim, Monte Alto, Nova Odessa, Santa Rita do Passa Quatro, Ourinhos, Santo André, Arujá, Várzea Paulista e Valinhos.

A parceria

A parceria da Federação das APAES do Estado de São Paulo com o Centro de Investigação em Pediatria, da Universidade Estadual de Campinas, foi iniciada em 2011 com a participação de 48 APAES do estado colaborando com informações de medidas e anamnese da área de Educação Física, para o desenvolvimento de curvas de crescimento (peso, estatura, perímetro cefálico e IMC) para população brasileira, na faixa etária de zero a 20 anos, de ambos os sexos, com Síndrome de Down. 

A parceria cresceu e a FEAPAES.SP com o suporte científico do Centro de Investigação em Pediatria (Unicamp) construiu de 2012 a 2014, por meio do Colegiado de Esporte e Cultura da FEAPAES.SP, o método de avaliação física APAE Qualidade de Vida e Saúde, que padroniza a coleta de dados com fundamentação cientifica. E em agosto de 2018, o professor e pesquisador, Fabio Bertapelli formalizou o interesse em seu curso de pós-doutorado utilizar as informações do projeto APAE Qualidade de Vida e Saúde para análise de resultados, através das fichas de avaliação, e concomitantemente apresentou o projeto de pesquisa denominado Padrões e Determinantes e Composição Corporal em Indivíduos com Deficiência Intelectual.


+ Saúde