Falta EPIs para os agentes na Penitenciária de Franca; SAP relata entrega

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 11 de agosto de 2020 às 07:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Trabalhadores dizem que faltam aventais, luvas e equipamentos para proteção na conferência de presos

No sábado, 8, foi realizada uma sanitização com 24 mil litros de água e hipoclorito de sódio em todas as dependências do local

Um grupo de funcionários da Penitenciária de Franca está denunciando a falta de materiais de proteção e higienização para fiscalização dos presos nos raios.

Em período de pandemia, o Sistema de Administração Penitenciária (SAP), segundo os funcionários tem deixado faltar materiais como avental, sapatos e luvas. As máscaras que chegaram não oferecem qualquer proteção aos trabalhadores.

Os funcionários explicaram ao Jornal da Franca que levaram o caso ao conhecimento da Administração Penitenciária, mas não foram atendidos.

ESCLARECIMENTOS

Após o registro das reclamações, o Jornal da Franca solicitou informações sobre os procedimentos a SAP.

Em nota, a assessoria de comunicação apresentou o seguinte posicionamento. “As reclamações dos funcionários não representam a verdade. 

Desde o começo da pandemia, a Penitenciária de Franca tem distribuído material de proteção individual (EPIs) a seus servidores, como como máscaras, luvas, aventais e produtos para higienização das mãos, como o álcool gel.

A entrega inclusive foi documentada e assinada pelos próprios servidores. Nos últimos dias, a distribuição foi intensificada e os cuidados com a higiene redobrados.

No sábado, 8, foi realizada uma sanitização com 24 mil litros de água e hipoclorito de sódio em todas as dependências do local. 

O presídio dispõe nas ‘gaiolas’ de acesso pelo menos seis aventais por plantão de serviço disponíveis para servidores e de uso exclusivo na proteção contra a Covid-19.

Como complemento, há constante desinfecção de sapatos na entrada da penitenciária, com a adoção do hipoclorito de sódio.

Os servidores são orientados exaustivamente a usarem máscaras e luvas e há um controle rigoroso para que a recomendação seja seguida”.


+ Cotidiano