Extrato de café verde combate envelhecimento, reduz rugas e hidrata a pele

  • Entre linhas
  • Publicado em 25 de novembro de 2016 às 00:09
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:02
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com alto poder antioxidante e hidratante, o ativo do grão reduz rugas e linhas de expressão

Uma potente ação antioxidante, maior hidratação, firmeza da pele e tratamento de linhas de expressão. Esses são apenas alguns dos benefícios comprovados por um dos ativos que já caiu nas graças de quem está sempre em busca de amenizar e retardar os efeitos que o tempo tem sobre a pele: o extrato de café verde. Isso mesmo. O bom e velho cafezinho de cada dia no grão ainda verde, de onde se obtém seu extrato, tem se mostrado altamente eficaz em tratamentos cosméticos antienvelhecimento devido à concentração de substâncias como polifenóis e ácidos graxos essenciais. Em contato com a pele, esses ativos promovem o bom funcionamento das células, combatendo os temidos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento cutâneo. O resultado é a redução de rugas, linhas de expressão e manchas, além de maior hidratação.

De acordo com a médica dermatologista Andrezza Camarinha Napolitano Barcelos, todos esses benefícios podem ser observados em pouco tempo. “Em cerca de seis semanas é possível notar uma melhora significativa na qualidade da pele”, diz. E isso é confirmado pela professora Juliana Rocha, 37 anos, que após um longo período utilizando cosméticos de marca reconhecida, ao testar o extrato de café verde há três meses, adotou o ativo como parte da sua rotina diária de beleza, usando-o pela manhã e à noite. “Fiquei impressionada com a redução de linhas de expressão e poder de hidratação do produto”, conta ela, que após um mês de uso já havia notado a diferença.

Livre uso para todos

Segundo Andrezza Camarinha, o extrato de café verde não possui nenhuma contra-indicação, podendo ser utilizado em pacientes de diversas idades, seja prevenindo o envelhecimento precoce ou amenizando os danos já causados. Diferente de alguns tipos de ácidos usados em cosméticos, o extrato não possui fototoxidade, ou seja, pode ser usado até mesmo no verão sem o risco de causar manchas na pele em exposição ao sol. Juliana observou que o uso desse ativo em momentos diferentes do dia, manhã e noite, acabam se complementando. “O efeito conseguido com o uso noturno se intensifica durante o dia”, fala. O resultado é luminosidade, hidratação e firmeza garantidas com esse uso intensivo do cosmético.

O extrato de café verde já é encontrado em cosméticos produzidos em larga escala, nacionais e importados, e também nos manipulados. O valor oscila de acordo com a concentração indicada pelo dermatologista para cada tipo de pele e intensidade do problema apresentado, e se haverá associação de outros ativos para potencializar os efeitos, como ácidos e vitaminas. Nos cosméticos industrializados, a concentração do extrato varia entre 2% e 5%. Em algumas clínicas e consultórios também é possível encontrar tratamentos à base do extrato de café, como esfoliação e aplicação de máscaras hidratantes.