Exposição de pintura “Águas Coloridas” segue no Laboratório das Artes

  • Entre linhas
  • Publicado em 19 de maio de 2017 às 13:08
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mostra reúne 28 trabalhos dos artistas Lauro Monteiro, Eliara Bevilacqua, Vera Ferro, Atalie Alves e outros

Atalie Alves diz que a aquarela pode ser considerada uma das técnicas mais difíceis e exigentes de pintura (Foto: Reprodução)

​Está em cartaz no Laboratório das Artes, a mostra de pinturas “Águas Coloridas”, coletiva de aquarelas que reúne 28 trabalhos dos artistas Lauro Monteiro (Paraty), Eliara Bevilacqua (São José do Rio Preto), Vera Ferro (Campinas), Marcos Marchetti (São Carlos), Zelinda Jordão (Piracicaba), Hélvio Lima (Uberlândia) e Atalie Rodrigues Alves (Franca).

Atalie Rodrigues Alves, diretora e curadora das exposições do Lab, diz que “a aquarela pode ser considerada uma das técnicas mais difíceis e exigentes de pintura. No Brasil, foi muito utilizada no passado pelos pintores viajantes (Debret, Rugendas, Florence, entre outros), por ilustradores científicos de botânica, na ilustração de selos e livros infantis, mas nunca recebeu a valorização da pintura a óleo. No entanto, a aquarela segue escolhida como técnica principal por muitos artistas nas suas atividades artísticas”.

O objetivo desta exposição do Laboratório das Artes é trazer a Franca aquarelistas atuantes, com diversidade técnica e temática, onde as características desta técnica tão particular se sobressaiam através da luminosidade, fluidez, transparência, possibilidade de sobreposições, a harmoniosa diluição resultante em grandes manchas de cor ou os contrastes fortes, a gama de misturas infinitas das cores, a possibilidade de reproduzir perspectivas e mesmo as passagens de sombra e luz. Os aquarelistas que participam da mostra são artistas, professores e ilustradores que usam a técnica da aquarela, convidados especialmente para esta mostra.

A exposição, que segue até o dia 30 de junho, tem um peso especial por se tratar a de número 80 da nova fase do Laboratório das Artes, desde que sua sede foi reaberta em 2009.

Serviço

Exposição: “Águas Coloridas, mostra coletiva de aquarelas

Visitação: até 30 de junho de 2017

Horário: segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h

Local: Laboratório das Artes de Franca

Endereço: Rua Cuba, 1099 – Jardim Consolação, Franca, SP

Entrada Franca

Informações: (16) 3722-5004, em Franca, SP

Visitas monitoradas ou em horários especiais devem ser previamente agendadas


+ Cultura