Exportação de biscoitos e pães industrializados atinge US$ 60,3 milhões no país

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  • Publicado em 13 de agosto de 2019 às 17:19
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:44
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Índice representa aumento de 2% em faturamento e retração de 6% em volume em relação a 2018

A Associação
Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos
Industrializados (ABIMAPI) divulgou os dados referentes ao desempenho das
exportações do primeiro semestre de 2019. Juntas, as três categorias
representadas pela entidade atingiram um total de 32,9 mil toneladas de
produtos e US$ 60,3 milhões em vendas, representando um aumento de 2% em
faturamento e retração de 6% em volume quando comparado ao mesmo período de
2018. O resultado é consequência das ações promovidas pelo projeto setorial
Brazilian
Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes,
mantido pela
associação em parceria com a Apex-Brasil, formado por 60 empresas brasileiras
que anualmente exportam para mais de 80 países.

O setor de
biscoitos se destacou com um aumento de 11% (USD 51,4 milhões) em faturamento e
20% em volume (28 mil toneladas), se comparado ao mesmo período de 2018. Países
como Uruguai, Angola, Cuba, México, Chile, Peru, Colômbia e Equador
contribuíram para o resultado, pois continuam expandindo as marcas brasileiras
em seus mercados. Destacam-se, também, Líbia, Palestina, Suíça, Honduras,
Japão, Guatemala, Nigéria e China, que aumentaram as compras de biscoitos
brasileiros e passaram a um patamar relevante para diversificação das
exportações nesse 1º semestre.

No segmento das
massas, as exportações chegaram a US$ 3,5 milhões e 2,7 mil toneladas. Aqui,
sobressaíram-se as massas instantâneas, com um aumento de 37% das exportações,
representando US$ 1,4 milhões em faturamento, com Paraguai, Uruguai, Colômbia,
Chile e Argentina como os principais destinos.

Já a categoria de
pães e bolos industrializados atingiu US$ 5,2 milhões e 2,1 mil toneladas. As
exportações de bolos para o Paraguai cresceram 54%, representando US$ 645 mil e
cerca de 164 toneladas. Outro país que contribuiu para o resultado foi o Peru,
com o considerável aumento nas compras de torradas, superando o resultado de
2018 somente nesse 1º semestre, com US$ 60,7 mil em faturamento e 14,5
toneladas em volume.

As misturas para
biscoitos, pães, bolos e os pães de queijo vêm ganhando força em países como
Estados Unidos e Portugal. Juntos, esses países representam pouco mais de 40%
das exportações dos produtos que somaram US$ 10,5 milhões em faturamento e 8
mil toneladas em volume.

De acordo com
Cláudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI, investir em ações e buscar
oportunidades que aproximem as empresas do segmento de seus clientes e
potenciais parceiros no exterior é essencial para o bom desempenho das
exportações do setor. “Ao todo, até o final do ano, serão realizadas mais
de 10 ações de promoção, capacitação e competitividade, além de participações
nas principais feiras de alimentos do mundo, reuniões e estudos de mercados
prioritários que estimulam e dão o suporte necessário para o desenvolvimento
das categorias fora do país”, pontua.


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