Expoagro é considerada a maior exposição da raça Gir Leiteiro do cenário nacional

  • Entre linhas
  • Publicado em 26 de abril de 2017 às 14:49
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Evento é reconhecido pela Associação Brasileira dos Criadores da Raça Gir Leiteiro como um dos mais fortes

A exposição de Gado Gir Leiteiro realizada em Franca é considerada uma das mais fortes no cenário nacional. E não é afirmação de quem quer dar destaque ao evento. É um reconhecimento da ABCGIL – Associação Brasileira dos Criadores da Raça Gir Leiteiro.

Flávia Lancha, Secretária de Desenvolvimento de Franca e presidente da Comissão Organizadora da 48ª Expoagro, afirmou que este é o objetivo principal do trabalho de toda sua equipe. “Queremos uma Expoagro com o maior número de animais em julgamento de cada raça. Para isto, é nossa obrigação, promover o melhor tratamento possível aos expositores, tratadores, trabalhadores operacionais das fazendas e também dos jurados e coordenadores de exposições de todas as raças que participarão dos julgamentos, provas equestres e torneios leiteiros”, disse Flávia Lancha.

Especificamente na raça Gir Leiteiro, a equipe da Comissão Organizadora busca manter a tradição histórica da Expoagro: “Berço do Gir”. E o bom trabalho desenvolvido pela equipe organizadora vem surtindo resultado.

No ano passado, no primeiro dia de julgamento oficial da raça Gir Leiteiro, com um o total de 178 animais inscritos (143 fêmeas e 35 machos), o então presidente da ABCGIL, Silvio Queiroz Pinheiro, premiou a Comissão Organizadora com o título de Maior Exposição Brasileira Ranqueada pela ABCGIL – Associação Brasileira dos Criadores da Raça Gir Leiteiro. “E só perdemos em número de animais (10, apenas) da Expozebu, de Uberaba (MG), mesmo sendo organizada pela ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu”, disse Paulo Roberto Ferreira Pinto, médico veterinário da Exposição.

A Expoagro em Franca também foi reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, em pesquisa realizada pela ABCGIL, com todos os expositores, criadores e trabalhadores operacionais das fazendas que participaram das últimas edições, com a melhor nota dentre todas as exposições da raça Gir Leiteiro do Brasil.

“É uma conquista extremamente representativa para a cidade de Franca e tenho plena certeza de que em breve seremos reconhecidos como palco da maior exposição nacional de Gir Leiteiro”, disse Nivaldo Inácio da Costa presidente da Associação do Paiolzinho.

Organizada pela Associação dos Produtores Rurais do Paiolzinho, em parceria com a Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Desenvolvimento, a 48ª Expoagro será realizada de 11 a 28 de maio, no Parque de Exposições “Fernando Costa”.

A exposição de gado Gir Leiteiro acontecerá entre os dias 26 e 27 de maio, tendo André Rabelo Fernandes (Zootecnista, Mestre em Sanidade e Produção Animal das Raças Zebuínas) como jurado. “Como nos últimos anos, contaremos com a participação de grandes expositores brasileiros, dos municípios de Franca (SP), Patrocínio Paulista (SP), Itirapuã (SP), Uberaba (MG), São Joaquim da Barra (SP), São José da Barra (MG), Capinópolis (MG), Cravinhos (SP), Água Comprida (MG), Uberlândia (MG), Orizona (GO), Juara (MT), São João Batista do Glória (MG), Cafelândia (SP), Conceição das Alagoas (MG) e Mococa (SP).


+ Agronegócios