​Experiente Coronel assume comando da PM em 93 municípios da região

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de maio de 2017 às 07:12
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pestana será o comandante em 93 cidades e 39 distritos com população de 3,83 milhões de pessoas

O coronel Washington Luiz Gonçalves Pestana assumirá o Comando de Policiamento do Interior Três (CPI-3), em subs­tituição ao também coronel Humberto Figueiredo.

A ceri­mônia de posse será nesta quar­ta-feira, 10 de maio, às 10h, no quartel da Avenida Paschoal Innecchi, no Jardim Independência, em Ribeirão Preto, com a presença do secretário de Estado da Segurança Públi­ca de São Paulo, Magino Alves Barbosa, que estará na cidade para instalar o Gabinete Me­tropolitano de Segurança Pú­blica Pública (Gamesp).

Franca e 92 cidades

Em comunicado emitido à imprensa, o CPI-3 informa que Pestana será o comandante da Polícia Militar em 93 cidades e 39 distritos com população estimada em 3,83 milhões de pessoas, com a “finalidade precípua de planejamento, co­ordenação, supervisão e apoio aos sete batalhões subordina­dos, responsável pelo policia­mento ostensivo e preservação da ordem pública na região”.

Pestana vai comandar qua­tro mil PMs que, diariamente, levam mil viaturas às ruas em toda a região e o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) através do telefone 190 – são sete mil ligações por dia, em média.

Quando a nova sede estiver pronta, vai cen­tralizar o atendimento do 190, 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu), 193 (Corpo de Bombeiros) e 194 (utilidade pública).

Quem é

O coronel Washington Luiz Gonçalves Pestana tem notável folha de serviços prestada à se­gurança pública e ao Judiciário, singular currículo de bacharel em Ciências Jurídicas pela Uni­versidade de São Paulo (USP) e complementação de estudos de pós-graduação no Brasil e no exterior. Com a nova sede, o Copom vai mais que dobrar a quantidade de cidades da região atendidas, de 43 para 93 – mais 40 municípios, alta de 116,3%. Hoje, são cerca de 2,4 milhões de habitantes na área de atua­ção da central, mas esse núme­ro vai saltar para 3,83 milhões.

Promoção

A promoção de Washington Luiz Gonçalves Pestana, de Tenente Coronel ao posto de Coronel da Polícia Militar, ocorreu em 22/08/2014.

O oficial tem notável folha de serviços prestada à Segurança Pública e ao Poder Judiciário Paulista, singular currículo de Bacharel em Ciências Jurídicas pela USP – Universidade de São Paulo e complementação de estudos de pós-graduação no Brasil e no Exterior.


+ Segurança