Ex-prefeito de Miguelópolis recebe pena de mais de 19 anos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 9 de novembro de 2017 às 16:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Juliano Mendonça Jorge já está preso e deve responder ainda por outros processos, o que aumentaria a pena

O ex-prefeito de Miguelópolis Juliano Mendonça Jorge foi condenado a 19 anos e 10 meses de prisão em regime fechado. Tárcio Rodrigues Barbosa, que foi ex-vice-prefeito, também foi condenado, porém com a pena de 10 anos e quatro meses, também em regime fechado. Ambos já estão presos e foram investigados na Operação Cartas em Branco do Grupo de Atuação Contra o Crime Organizado (Gaeco), que autou em parceria com o setor de Crimes de Prefeitos da Procuradoria-Geral de Justiça.

Eles ainda respondem por outros processos, portanto a pena pode aumentar. O ex-prefeito foi o primeiro a ser preso preventivamente por uma decisão do Tribunal do Justiça.

De acordo com a denúncia, de 2013 a 2015, sob o comando do então prefeito Juliano Mendonça Jorge, os denunciados integraram organização criminosa instalada na Prefeitura de Miguelópolis destinada à prática de inúmeros delitos contra a fé pública e contra o caráter competitivo dos procedimentos licitatórios. 

O esquema de fraudes em licitações cometidas por Juliano somam R$ 6 milhões e o ex-prefeito deverá pagar uma multa no valor de R$ 367,3 mil por conta dos crimes cometidos.

Os crimes de falsificação de documentos particulares, falsidade ideológica, formação de cartel, fraudes em certames licitatórios e outros delitos que ainda estão sendo investigados pelo MPSP foram praticados contra a administração pública especialmente em detrimento do erário do município.


+ Cidades