Eu quero uma casa no campo…

  • Aromas em Palavras
  • Publicado em 8 de março de 2017 às 23:20
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mar ou montanha? Uma das perguntas que mais escutei em uma conversa informal quando o assunto é viagens e lugares. Eu respondia, mas sempre com incerteza, e pra falar a verdade até hoje eu não sei. Sou mais do dia que da noite, sou mais calor que frio, mas essa questão de mar e montanha não consigo resolver. Pra mim já basta a brisa leve do ar desses lugares, a calmaria que eles trazem e a paz na alma que proporcionam. Pois se você é uma pessoa que consegue se decidir melhor nessa questão, e opta por montanhas e serras, ficará feliz com o que vou te contar.

Foi publicado um estudo por pesquisadores da Universidade de Chibba, próximo a Tóquio que confirma que sentir o cheiro da natureza diminui muito a pressão do corpo e ainda estimula moléculas que combatem doenças diversas como o câncer e pressão alta.

Os componentes estudados foram os fitocidas, são aromas dos óleos essências exalados por plantas e árvores de florestas. É como se uma caminhada funcionasse como uma sessão de aromaterapia. Os pesquisadores já realizaram mais de 50 estudos sobre essas subestâncias, envolvendo cerca de 60 voluntários.

O experimento é feito da seguinte maneira: Primeiro o Voluntário observa o ambiente por 20 minutos., depois caminha pela floresta por mais 20 minutos, e então torna a observar o ambiente por mais 20 minutos. A resposta do organismo a essa exposição é surpreendente em gráficos feitos após os testes.: reduz 16% o hormônio do stress, diminui 2% a pressão arterial, diminui 4% a frequência cardíaca e aumenta mais de 100% as atividades do sistema nervoso parassimpático que mede os níveis de relaxamento no corpo.

Além de tudo isso essas substâncias podem também aumentar o número de células NK (natural killers), células exterminadoras que surgem na medula óssea e combatem infecções e tumores. O Japão é um país que apesar de ter sido pioneiro nessa pesquisa, não precisou dela para já acreditar nesse fato, o pequeno país é quase todo coberto por florestas e possui até uma pequena reserva florestal, a Akasawa que foi a primeira a receber o selo de floresta certificada para tratamento. Não só por suas árvores e beleza, mas pela estrutura que oferece para receber bem os visitantes. A ideia é bem simples, a da medicina preventiva, diminuindo assim os gastos com saúde pública. Aliás, se depende dos Japoneses, eles jamais estarão estressados, por que passear pelas florestas já é um hábito por lá.

A pergunta então seria se perfumes podem substituir essa sensação, mas os cientistas garantem que não, porque os cheiros seriam muito fortes e assim não seriam bem aceitos. É preciso que o aroma seja sutil e natural. Fora que o ‘conjunto da obra’ faz toda a diferença nesse momento, o ‘estar’ no lugar faz toda a diferença. Nas palavras dele: ‘Quando mergulhamos em uma floresta o nosso corpo se aproxima de um estado de bem estar que nos deixa mais resistentes’. Um casal que participou do experimento resumiu bem a experiência vivida: estar perto da natureza, de uma maneira geral, faz bem pra alma! E quem cuida da alma, cuida do corpo que ela habita!

*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras.


+ zero