Estudos comprovam que beber café todos os dias reduz chances de diabetes

  • Entre linhas
  • Publicado em 2 de janeiro de 2018 às 12:59
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Risco de desenvolver diabetes seria reduzido em pessoas que bebem pelo menos 10 copos por dia

Se você começa o seu dia tomando uma simples e deliciosa xícara de café no desjejum, saiba que pode estar protegendo sua saúde.

Uma pesquisa mostra que o café tem propriedades que ajudam a reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2. Mais de 370 milhões de pessoas no mundo têm a doença, que está entre os maiores problemas de saúde do planeta. Só no Brasil já são mais de 12 milhões, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes – SBD. Mas, para obter o máximo benefício dessa bebida, é preciso consumi-lo várias vezes ao dia.

Estudos científicos indicam uma ligação entre o consumo regular de café e uma diminuição do risco de desenvolver diabetes tipo 2. Pesquisadores da Escola Saúde Pública de Harvard e do Hospital da Mulher de Brigham realizaram um dos maiores e mais longos estudos sobre o assunto. Eles descobriram que quanto mais café as pessoas bebem, maior a proteção contra o diabetes.

Os homens que relataram beber mais de seis xícaras de café normal reduziram seu risco de desenvolver diabetes tipo 2 pela metade quando comparados aos não-consumidores. As mulheres que relataram tomar com frequência a bebida reduziram o risco em cerca de 30%. O café descafeinado também mostrou benefícios, mas os resultados foram mais fracos.

Outro estudo também sugere que quanto mais você beber café, melhor. Pesquisadores na Finlândia, o país com o maior consumo de café no mundo, descobriu que o risco de desenvolver diabetes foi reduzido significativamente em pessoas que bebiam pelo menos 10 copos por dia. As pessoas que bebiam menos xícaras de café tinham o mesmo risco que os que não consomem a bebida.

Os vários benefícios

De acordo com a nutricionista Bruna de Souza, as pessoas que cultivam o hábito de beber café mandam para dentro do organismo uma série de substâncias. Entre elas sobressai a cafeína, célebre por sua ação estimulante. Mas o que aparece em maior quantidade no pequeno grão são os ácidos clorogênicos, compostos antioxidantes. “A xícara ainda concentra vitamina B3 e minerais como potássio, manganês e ferro”, completa.

Segundo ela, componentes bioativos presentes no café reduzem a resistência à insulina e a inflamação sistemática. Isso poderia explicar alguns dos resultados dos estudos relativos à diabetes. Além disso, são vários os benefícios da bebida, entre eles, ela aumenta os níveis de energia e faz a pessoa se sentir menos cansada; ajuda a queimar gordura por causa da cafeína e eleva a taxa metabólica em até 11%; ao contrário dos refrigerantes, o café não contribui para o aumento da pressão arterial; eleva a adrenalina na corrente sanguínea, o que significa que a pessoa estará mais apta a praticar atividades físicas. “O café é uma grande fonte de antioxidantes, os quais protegem a pele, sistema imunológico, coração, olhos e outras partes do corpo”, reforça Bruna, lembrando que pessoas que bebem café com frequência têm menos chances de desenvolver diabetes tipo 2, Alzheimer e Parkinson.