Estudo aponta que 18,9% do eleitorado de Franca votará nulo ou branco neste ano

ACIF e ProEstat lançam pesquisa de intenção de votos em Franca para governador nas eleições 2018

Postado em: em Política

Pesquisa eleitoral realizada pelo IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) em parceria com a ProEstat - Consultoria Estatística e Pesquisa de Mercado revelou que três candidatos ao cargo de governador do Estado de São Paulo somam 53% da intenção de votos, em Franca.

Em primeiro lugar, Paulo Skaf (MDB) aparece com 29,2% da intenção de votos, seguido por João Dória (PSDB), com 17,6%, e Luiz Marinho (PT), 6,2%. Márcio França (PSB), com 3%, Professora Lisete (PSOL), com 2,8%, Rogério Chequer (NOVO), com 1,3% e Major Costa e Silva (DC), com 1,1%, vêm na sequência. Brancos e nulos somam 18,9% enquanto os indecisos 17,2%. O restante dos candidatos não atingiu nem 1% das intenções de voto.

Na pesquisa espontânea de intenção de votos para os cargos de deputados federal e estadual, o resultado apontou que, aproximadamente, 75% dos francanos ainda não sabem em quem votarão nas eleições do dia 7 outubro. Desses, cerca de 49% declararam haver “muita chance” de se decidirem por um candidato de Franca.

Sobre as Pesquisas

O IE-ACIF e a ProEstat têm realizado pesquisas para todos os cargos eletivos do pleito 2018. As mesmas serão feitas em três diferentes períodos, sendo a próxima coleta de dados na semana que vem. Para a presente pesquisa, foram ouvidas 1.058 pessoas nas seguintes regiões de Franca: Vila São Sebastião, Jardim Aeroporto, Vicente Leporace, Vila Aparecida, Centro, Estação e Shopping do Calçado.

“A ACIF acredita que informar a população é o melhor caminho para o exercício pleno da democracia e, por isso, tem investido no desenvolvimento destas pesquisas”, afirma o presidente da ACIF, Dorival Mourão Filho.

Metodologia:

Em conformidade com a Resolução 23.549/2017 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), art. 10 e incisos, os meios de imprensa que publicarem os resultados da referida pesquisa devem citar, obrigatoriamente, os seguintes dados metodológicos:

Período de realização: 27/08/2018 a 01/09/2018

Margem de Erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos

Nível de Confiança: 95%

Número de Entrevistas: 1.058 pessoas entrevistadas

Nome da entidade que realizou: Instituto de Economia ACIF/ProEstat

Número de registro: SP-01226/2018


Artigos Relacionados