Estudantes do Uni-FACEF têm trabalho aprovado em congresso na Europa

  • Entre linhas
  • Publicado em 10 de maio de 2019 às 11:49
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:32
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estudo foi realizado pelos alunos de Engenharia de Produção Helena Canesin e Matheus Borges Carneiro

A fim de identificar a melhor posição dos recursos transformadores em fábricas de calçado – como máquinas, equipamentos e pessoal da operação -, além de reduzir tempo de processos e custos em prol da produtividade, o departamento de Engenharia de Produção do Uni-Facef (Centro Universitário Municipal de Franca) promoveu um importante estudo que foi reconhecido pela comissão científica do 25th IJCIEOM – International Joint Conference on Industrial Engineering and Operations Management, congresso que será realizado na University of Novi Sad – Faculty of Technical Sciences, na Sérvia.

O estudo foi realizado pelos alunos do 9º semestre do curso de Engenharia de Produção Helena Canesin e Matheus Borges Carneiro, orientados pelos mestres Aleteia Cordero Leal Oliveira e Flávio Henrique de Oliveira Costa.

“A engenharia de produção tem um papel relevante no desenvolvimento das indústrias. Pensando nisso, na importância da indústria calçadista para nossa cidade e na contribuição que a academia pode dar às empresas, decidimos estudar, aplicar e publicar uma proposta de melhoria para uma indústria calçadista de nossa cidade”, afirmou Aleteia. “Com a elaboração do artigo, os alunos aplicam conceitos e metodologias aprendidas durante o curso e a empresa pode implementar melhorias, permitindo o crescimento mútuo. Possibilita, ainda, que os alunos aprendam a desenvolver pesquisas acadêmicas de relevância”, completou Flávio

Em sua primeira etapa, o estudo intitulado “Proposal of a layout’s improvement to increase productivity: case study at a Brazilian footwear industry” (“Proposta de melhoria de layout para aumento de produtividade: estudo de caso em uma indústria calçadista brasileira”, em tradução livre), se dedicou a analisar o estado atual do layout de uma fábrica de calçados local a fim de que fossem propostas melhorias operacionais.

“Os resultados dessa pesquisa são reflexos de que a academia e as empresas devem ser parceiras, a fim de, juntas, desenvolverem estratégias sustentáveis que permitam o crescimento mútuo”, ponderou Matheus. “É importante notar essa cooperação que pode existir entre a academia e as empresas, de modo que sirva de incentivo para ambos os lados, garantindo a aquisição de competências que lhes permitam integrar os conhecimentos adquiridos ao meio empresarial”, afirmou Helena.

Os envolvidos ainda destacaram a importância do Uni-Facef como instrumento de fomento à pesquisa acadêmica e o apoio oferecido pela coordenadora do departamento de Engenharia de Produção, a mestre June Tabah, que auxiliou a integração entre os alunos, professores e empresa.

O 25th IJCIEOM está marcado para ocorrer entre os dias 15 e 17 de julho, no Department of Industrial Engineering and Management, na cidade de Novi Sad, Sérvia. É válido ressaltar que a University of Novi Sad é um dos centros educacionais e de pesquisa mais importantes do sudeste da Europa, com cerca de 50 mil alunos, conforme informações do site do Uni-Facef.


+ Educação