Estudantes de Itirapuã são vencedores na região do Movimento Inova 2020

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 28 de outubro de 2020 às 08:33
  • Modificado em 28 de outubro de 2020 às 08:33
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O desafio surgiu de um problema na escola, dado que em apenas uma das duas quadras possui cobertura

Durante os dois dias de evento, concorrentes realizaram apresentações ao vivo dos projetos da rede estadual de ensino

Os estudantes Bianca Stefany Soares Silva, Marcela Vieira de Souza e Ana Clara Costa Funchal, orientadas pelo professor Eduardo Augusto Jacinto Tellin, da escola EE Profº Henrique Lespinasse, em Itirapuã, estão entre os premiados no Estado com o projeto Construindo Conceitos.

Eles participaram do concurso Movimento Inova 2020, da Secretaria de Educação do Estado, e foram classificados entre outros estudantes.

O desafio matemático surgiu de um problema enfrentado há muito tempo pela escola, dado que em apenas uma das duas quadras possui cobertura

O Movimento Inova 2020 foi realizado na rede pública estadual nos dias 22 e 23 de outubro.

A edição deste ano foi realizada de forma totalmente online e contou com apresentações ao vivo dos alunos que competiam para a Feira de Ciências, Mostra Interativa de Robótica e Computação Criativa e Hackaton.

CONFIRA OS VENCEDORES

Mostra Interativa de Robótica e Computação Criativa

GambiCond – EE Conde do Pinhal, em São Carlos, DE São Carlos

Participantes: Bianca Emanuelle Barbosa Mendes e Peter Augusto dos Santos Pereira, orientados pelo professor Rogério Vargas.

Resumo: “Diante de uma situação problema de poluição do ar, o projeto responde à pergunta: “Como está a qualidade do ar?”. O sensor, criado na primeira etapa, identifica as partículas do ar por tamanho (conseguindo identificar fumaça, metano, carbono, poeira, gás de cozinha etc.). Após essa classificação, o sensor verifica se tem algum poluente na partícula. O sensor ainda possui outra vantagem: após a transferência do programa para o mesmo, ele funciona na ausência de um computador. ”

Hackaton

Mente Saudável – EE Profª Adelaide Maria de Barros, em Mogi das Cruzes, DE Mogi das Cruzes.

Participantes: Flávio Henrique Pereira Lemos, Luis Gustavo Ribeiro, Laysa de Sousa Nunes e Rute Gimenez Dias, orientados pelo professor Deide Wander Novais Cortes.

Resumo: “Aplicativo Mente Saudável foi idealizado pelos estudantes no momento da pandemia, atendendo à necessidade vigente do nosso tempo de promover o cuidado da saúde mental. Esse aplicativo sinaliza quando o adolescente precisa de ajuda.”

Feira de Ciências

Categoria Master Ciências da Natureza:

Órtese Auditiva Via indução Óssea de Baixo Custo – EE Coronel João Ernesto Figueiredo, em Joanópolis, DE Bragança Paulista.

Participantes: Availdo Praxedes de Oliveira Junior e Pascoal de Oliveira Neto orientados pela professora Simone Alves Graciano.

Resumo: “O objetivo deste projeto é desenvolver uma Órtese auditiva via indução óssea. Com isso, o deficiente não precisará fazer uma cirurgia, inacessível para diversos estudantes. A órtese que se pretende desenvolver, consiste em motores que vibram e conduzem o som por meio dos nossos ossos temporais que vibrará a cóclea, e dela a vibração será enviada para o cérebro que a traduzirá em som.”

Categoria Júnior Ciências da Natureza:

Inteligência Artificial no combate à COVID-19.

Sistema de Machine Learning no Monitoramento do uso de Máscara Facial e controle de pessoas em ambientes coletivos. – EE Profª Maria das Dores Ferreira d’Rocha, em Santa Rita D’Oeste, DE Jales.

Participantes: Enso Matheus Papali de Carvalho orientado pelo professor Tiago Pretel Rebecchi.

Resumo: “O trabalho busca o desenvolvimento e a utilização de um sistema com Machine Learning (Aprendizado de Máquina) que possa monitorar e controlar o uso de máscara facial e controlar a quantidade de pessoas que adentram em locais públicos ou coletivos, como escolas, hospitais e estabelecimentos comerciais, contribuindo para manter a estes locais mais seguros e diminuir as possibilidades de contaminação. ”

Categoria Master Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:

Aplicativo Startview:

Uso de tecnologias (TIC) como suporte na busca por soluções dos problemas de descarte irregular de resíduos sólidos em vias urbanas, no bairro Santa Clara – Assis-SP – EE José Augusto Ribeiro, em Assis, DE Assis.

Participantes: Nathaly Santos e Vitória Oliveira Pereira orientadas pela professora Daiane Vaz Vieira.

Resumo: “O projeto traz estratégias para informar a população sobre a necessidade de se fazer o correto descarte dos resíduos, separando o que for reciclável do lixo comum, acondicioná-los adequadamente para a coleta, cumprir calendários e horários. Para isso, as tecnologias de informação e comunicação (TIC), neste caso específico o aplicativo de celular STARTVIEW, foi uma opção que veio ao encontro da necessidade levantada pelas alunas, no Jardim Santa Clara.”

Categoria Júnior Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:

Ação social com apoio e desenvolvimento do aplicativo DOE+ – EE Profº Eurico Figueiredo, em São Paulo, DE Norte 2

Participantes: Isabella Antunes da Silva e Wesley Queiroz Sirino orientados pela professora Lívia de Oliveira Godoi.

Resumo: “O aplicativo tem por objetivo muito mais do que auxiliar famílias menos favorecidas. Espera-se incentivar os jovens em ações autônomas e comprometidas socialmente, capazes de se solidarizar com o próximo, na formação de um futuro mais justo. Ao estimular a doação de roupas e calçados, além de ajudar a quem mais precisa, o projeto incentiva o consumo consciente, prolongando a vida útil de desses objetos, substituindo a cultura do desperdício pela consciência ambiental.”

Categoria Master Desafios Matemáticos:

Construindo Conceitos – EE Profº Henrique Lespinasse, em Itirapuã, DE Franca.

Participantes: Bianca Stefany Soares Silva, Marcela Vieira de Souza e Ana Clara Costa Funchal, orientadas pelo professor Eduardo Augusto Jacinto Tellini.

Resumo: “O desafio matemático surgiu de um problema enfrentado há muito tempo pela escola, dado que em apenas uma das duas quadras possui cobertura. O grupo de alunas relatou que muitas vezes coincidem os horários de Educação Física e assim uma das salas realizam as atividades sob sol escaldante. Foi sugerido a realização de um projeto para a cobertura da referida quadra e apresentado à direção da escola.”

Categoria Júnior Desafios Matemáticos:

Dança das Carteiras:

Estudo das possibilidades de disposição das carteiras dos estudantes da escola José Augusto Ribeiro para garantir o distanciamento recomendado pela Secretaria da Educação – EE José Augusto Ribeiro, em Assis, DE Assis.

Participantes: Kauã Gabriel da S. Firmino, Matheus de F. Fernandes e Lucas de F. Fernandes, orientados pela professora Fernanda Santos de Oliveira.

Resumo:

“A partir da preocupação de manter o distanciamento social, os estudantes da Escola José Augusto Ribeiro propuseram um desafio matemático, no qual eles analisaram possibilidades para garantir a distância de 1,5 m na sala de aula entre os alunos das


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