Estudantes de Cravinhos e Santa Rosa de Viterbo participarão de fórum

  • Entre linhas
  • Publicado em 5 de maio de 2018 às 17:38
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:43
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Evento realizado pela Arteris Autovias envolverá alunos de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

A Escola Estadual “Coronel João de Souza Campos”, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), ambas de Cravinhos, e a Escola Estadual “Vergínio Melloni”, de Santa Rosa de Viterbo, estarão representadas no 3º Fórum Arteris da Juventude pela Segurança no Trânsito, realizado no acampamento Repúbllica Lago, em Leme (SP), entre os dias 6 e 9 de maio. Os estudantes se juntarão a mais 80 alunos da rede pública de ensino, vindos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, com o objetivo de debater soluções para tornar ruas e rodovias mais acessíveis e livres de acidentes.

Aluna da APAE de Cravinhos, Franciele da Silva dos Santos, de 21 anos, viu no evento uma oportunidade para mudar a realidade que a cerca: desrespeito às diferenças. Seu principal ponto de atuação e de proposição de melhorias está relacionado à mobilidade e à conscientização dos motoristas quanto à necessidade de respeitar a sinalização, bem como entendimento do poder público sobre políticas de inclusão também no trânsito, já que o direito de ir e vir é universal e ela encontra dificuldades como, por exemplo, atravessar a rua em segurança para chegar a seu local de estudos.

Outros dois representantes de Cravinhos, Gabrielle Vitória Martins Torine, de 15 anos, e João Victor da Costa Bucci, de 16, têm ideias complementares: a implantação de redutores de velocidade em locais de grande movimentação – o que facilitaria a travessia para pedestres, em segurança – e a manutenção correta e a troca de placas e outros tipos de sinalização já deteriorados, em parceria com os órgãos públicos competentes. Todos os projetos têm um ponto em comum: a conscientização de motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres precisa estar aliada às melhorias estruturais.

Avenida mais segura

Os dois sentidos da avenida Presidente Vargas, no Centro de Santa Rosa de Viterbo, são divididos em três faixas. Percebendo que trata-se de um trajeto movimentado, o aluno Pedro Henrique Pires dos Santos, de 12 anos, que estuda na Escola Estadual “Vergínio Melloni”, propôs a remodelação desse sistema viário: duas faixas, com mais espaço para circulação dos carros. Pedro também contará com o auxílio da prefeitura da cidade para que essa ideia se torne realidade. “Todas as regiões do Brasil apresentam problemas semelhantes, mas ideias distintas e criativas, juntas, promoverão uma grande mudança. Integrar esses jovens, já preocupados com uma questão tão relevante como é o trânsito, resultará em uma sociedade mais humana e preocupada com a segurança coletiva”, afirma Maria José Finardi, coordenador de Sustentabilidade da Arteris.

Sobre o Fórum da Juventude

O Fórum da Juventude Arteris pela Segurança no Trânsito é uma iniciativa promovida pelo Grupo Arteris que reúne estudantes de escolas públicas e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs), participantes do Projeto Escola Arteris. O 1º Fórum reuniu, em 2016, 50 jovens estudantes de escolas do interior paulista como parte das comemorações aos 15 anos do Projeto Escola, programa da Arteris com foco na humanização do trânsito por meio da cidadania, ética e convívio social. O evento rendeu bons frutos e o engajamento dos alunos na atividade foi fator decisivo para a expansão do projeto que, em 2017, passou a envolver escolas das áreas de atuação das concessionárias Estaduais e Federais, proporcionando aos alunos trocar experiências e soluções sobre segurança no trânsito, e capacitando-os como embaixadores da causa.


+ Cidades