Estão abertas as inscrições para o programa Parlamento Jovem Brasileiro

  • Entre linhas
  • Publicado em 4 de maio de 2017 às 17:00
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estudantes selecionados viverão experiência na Câmara de Deputados em Brasília por uma semana

Você sabe como é o trabalho de um parlamentar e como funciona o Parlamento Brasileiro? Parlamentar é o nome dado aos Deputados Federais e Senadores, que compõem o Congresso Nacional. Esses representantes são escolhidos pelo voto direto, e sua tarefa é defender os interesses da sociedade, ao elaborarem projetos que visem melhorias para a nação. Mas, chegou a hora de você saber como tudo isso funciona na prática, basta participar do programa Parlamento Jovem Brasileiro. Os interessados podem encontrar mais informações no Manual de Procedimentos disponível no site http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem da Câmara.

Critérios para participar do programa

Para fazer parte do Parlamento Jovem Brasileiro, o concorrente precisa ter entre 16 e 22 anos (completados até 31/12/2017) – isso significa que só podem participar do PJB 2017 estudantes nascidos entre 1995 e 2001. É necessário que a aluna, ou aluno esteja matriculado e frequentando regularmente a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio em escolas públicas ou particulares. Estudantes que cursam o 2º, 3º ou 4º ano do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio também estão aptos a participar.

Depois, basta elaborar um Projeto de Lei de sua própria autoria. No site da Câmara há materiais que auxiliam professores e alunos para elaboração de PL’s. Elaborado, é só encaminhar o projeto, a ficha de inscrição, uma cópia do RG, o comprovante de matrícula e a autorização do responsável legal para viagem do aluno ao Distrito Federal no e-mail [email protected], até o dia 09 de junho 2017.

Realizado anualmente, o Programa Parlamento Jovem Brasileiro tem como objetivo possibilitar aos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, com a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Os alunos tomarão posse como jovens deputados, durante uma semana, em Brasília. A Câmara receberá os jovens de 25 a 29 de setembro.


+ Educação