Estado de SP registrará 25% do total de novos casos de câncer no país em 2020

  • Entre linhas
  • Publicado em 26 de fevereiro de 2020 às 11:39
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Levantamento do INCA indica que 156 mil diagnósticos da doença serão registrados ao longo deste ano

Em 2020, 625 mil novos casos de câncer são esperados em todo o país, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

Os novos números para o triênio (2020 — 2022) foram divulgados pelo Instituto no início do mês, marcando o Dia Mundial de Combate ao Câncer, 4 de fevereiro, — principal data de conscientização para a prevenção da doença. 

Deste total de novos casos, mais de 156 mil são estimados apenas no estado de São Paulo, o que representa 25% de todo o Brasil. 

Na divisão por gêneros, 82.420 de casos serão em mulheres — os mais comuns de mama, cólon e reto, glândula tireoide, pulmão e colo do útero. 

Já os homens representam 74.450 do número total para o estado sendo as neoplasias mais incidentes: de próstata, cólon e reto, pulmão; estômago e cavidade oral. 

O ranking não leva em conta o câncer de pele do tipo não melanoma que em ambos os sexos, somam mais de 40 mil novos casos.

O oncologista Carlos Fruet do InORP — unidade Oncoclínicas em Ribeirão Preto — explica que, apesar dos novos números de casos não terem sofrido um crescimento significativo desde o último estimado, são necessárias práticas constantes. 

“A obesidade e o tabagismo são os principais fatores de risco para aparecimento do câncer. O sedentarismo, a alimentação irregular, práticas como fumo e a ingestão de bebidas alcoólicas ao longo de uma vida toda podem aumentar as chances do aparecimento de neoplasias”, diz. 

Segundo o INCA, idosos com mais de 65 anos são 11 vezes mais propensos a desenvolver câncer do que as outras pessoas de faixas etárias inferiores.

Diagnóstico e prevenção

A publicação “Estimativa 2020/22: Incidência de Câncer no Brasil” ainda aponta que 80% dos novos casos podem ser curados com o diagnóstico precoce. Carlos lembra que a melhor forma de prevenção ainda são os hábitos saudáveis.

“As campanhas de conscientização precisam ter foco na população mais jovem e serem assertivas. Até conseguimos perceber entre eles uma mudança de postura com relação à saúde e bem-estar, mas, ainda é muito tímida. Uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes, a prática regular de exercícios físicos e evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, são formas de garantir a qualidade de vida e o bem-estar quando alcançarem uma idade mais avançada”.

Carlos ainda lembra que outra medida muito importante atualmente é a vacinação contra o HPV, vírus que pode causar o câncer de Colo de Útero, Câncer de Orofaringe, Câncer de Pênis e Câncer de Ânus.

“Lembrando que esta medida está disponível no SUS em meninas dos 9 aos 14 anos e nos meninos dos 11 aos 14 anos”, acrescenta.

Em relação aos exames preventivos, o oncologista ainda faz recomendações de maneira geral:

– Homens: A partir dos 50 anos, consulte um Urologista anualmente para realizar exames como dosagem do PSA no sangue e Toque retal, para diagnosticar precocemente o Câncer de Próstata;

– Mulheres: A partir dos 20 anos, consulte o Ginecologista anualmente para a realização de exames periódicos como o Papanicolau para rastreio do Câncer de Colo de Útero; após os 40 anos realize a Mamografia anualmente para a prevenção do Câncer de Mama.

-Para ambos os sexos: É recomendado que seja feito o exame de Colonoscopia a partir dos 45 anos para rastreio de Câncer Coloretal; para pacientes que, em média, fumaram mais que 1 maço de cigarro ao dia por 30 anos, é essencial realizar, anualmente, uma Tomografia Computadorizada de Tórax com baixas doses de radiação, com o objetivo de reduzir mortalidade por Câncer de Pulmão.


+ Saúde