Estado de SP registra maior número de uniões estáveis e casamentos homoafetivos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 24 de junho de 2016 às 21:09
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:49
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O dado foi apresentado durante mais um encontro da série Dialogando sobre diversificação

​De acordo com o último levantamento do IBGE em 2015, São Paulo é o Estado com o maior número de registros de casamentos homoafetivos do país. 

Do total de 2.414 casamentos entre cônjuges masculinos, os maiores percentuais regionais foram pontuados em São Paulo, que concentrou 66,9% do total da Região Sudeste.

O dado foi apresentado durante mais um encontro da série Dialogando, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social na quinta-feira (23), que debateu a “Diversidade Sexual no Contexto da Família”. 

O evento divulgou dados sobre as relações homoafetivas no país, que demonstram o sucesso das ações inclusivas que o Governo do Estado vem realizando na área.

Para os casais femininos, que totalizaram 2.440 registros de casamentos, esses percentuais regionais foram ligeiramente mais elevados, destacando-se São Paulo, com 71,9% da Região Sudeste.

Desde 2012, São Paulo também é o estado que registra o maior número de união estável homoafetiva. 

Segundo dados do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP), foram oficializados nos primeiros cinco meses de 2015 um total de 584 Escrituras Declaratórias de União Estável Homoafetiva, sendo 25% em São Paulo.

A união estável para casais do mesmo sexo foi reconhecida como entidade familiar pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2011 e passou a ser obrigatória nos cartórios a partir de maio de 2013.


+ Comportamento