Estação primavera pode começar em Franca com baixa temperatura e chuva

A primavera começa todos os anos entre os dias 22 e 23 de setembro e acaba entre 21 e 23 de dezembro

Postado em: em Urbanismo

Estação primavera traz as belezas das flores - a previsão para a primeira semana da estação é de chuva na maior parte do país

​Com a chegada da estação primavera o tempo muda e pode chover em Franca, além de trazer as belezas de nossos ipês (amarelo, roxo e branco).

Assim, esta estação inicia-se logo depois do inverno e termina com a chegada do verão, surgindo daí o significado do seu nome. A palavra primavera tem origem no latim primo vere, que significa "antes do verão".

Conhecida como a estação das flores, porque várias flores desabrocham nessa altura tornando as paisagens mais bonitas, na primavera o clima costuma ser bastante agradável.

A primavera de 2020 para o Hemisfério Sul começa nesta manhã: segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do início da nova estação é para as 10h31 (horário de Brasília) desta terça-feira (22). Ela termina em 21 de dezembro às 07h02.

A previsão para a primeira semana da estação é de chuva na maior parte do país, exceto na região Nordeste. No Centro-Oeste, o tempo chuvoso deve ajudar a apagar os incêndios no Pantanal, que já alcançam altas históricas. 

A previsão é de chuvas acima da média em grande parte da região. No leste de São Paulo e centro de Minas Gerais, as probabilidades indicam o risco de chuvas abaixo da média. 

Com o retorno das chuvas mais regulares no mês de novembro, a previsão indica o predomínio de temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo da média.

A primavera de 2020 no Hemisfério Sul (outono, no Hemisfério Norte) tem início no dia 22 de setembro, às 10 horas e 31 minutos, pelo horário de Brasília. 

Para o uso comum, não científico, a hora e o minuto são suficientes. 

Mas para o cálculos de astronomia é preciso ter mais precisão e assim, não podemos arredondar a hora.

Para os astrônomos, a primavera de 2020 no Hemisfério Sul (outono no Hemisfério Norte) se inicia também no dia 22 de setembro, mas às 10 horas 30 minutos e 36 segundos (horário de Brasília). 

Neste dia e hora passamos pelo equinócio da primavera. Neste dia, diversos eventos astronômicos ocorrem e podem ser observados, especificamente, no dia do equinócio ou durante essa bela estação do ano.


Artigos Relacionados