Estabelecimentos terão de informar sobre postos de coleta de óleo em Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de junho de 2017 às 05:35
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:14
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A dispensa do óleo usado de qualquer forma, no meio ambiente, é motivo de grande preocupação na cidade

​Foi aprovado em plenário o projeto de lei do vereador Della Motta (PTN) que obriga os estabelecimentos comerciais de Franca a prestarem informações sobre a coleta de óleo de cozinha usado.

O projeto seguirá para ser sancionado pelo prefeito Gilson de Souza (DEM) e, quando entrar em vigor, fará com que os estabelecimentos que participam dos programas “Granol” ou “Reviva o Óleo”, coloquem, em local visível, placas ou cartazes dizendo que aquele local é ponto de coleta do óleo.

Segundo o vereador, são muitos os locais de grande circulação de pessoas, como as redes de supermercados de porte grande e médio, como Savegnago, Irmãos Patrocínio, Lopes e Gomes, onde o potencial para coleta do óleo é enorme.

A dispensa do óleo usado de qualquer forma, no meio ambiente, é motivo de grande preocupação das autoridades e lideranças ambientais e acredita-se que grande parte do descarte indevido ocorra, justamente, por falta de informação.

Para entregar o óleo nos pontos de coleta basta que a pessoa o acondicione em uma garrafa plástica, tipo pet. O produto recolhido em Franca será, posteriormente, encaminhado para a usina de biodiesel de Porto Nacional (TO), tendo um destino ecologicamente correto.


+ Meio Ambiente