Escola implementa ‘Justino na Praça’ para evitar evasão de alunos

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 27 de outubro de 2020 às 17:58
  • Modificado em 27 de outubro de 2020 às 17:58
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Professores fazem mutirão de dúvidas pelas praças do município e também visitam as casas dos alunos

Depois de identificar que alguns alunos não estavam participando das aulas mediadas por tecnologia, a Escola Estadual “Antônio Justino Falleiros”, em Ituverava, implementou o projeto “Justino na Praça”.

Por meio dele, uma equipe da escola passa com um carro de som anunciando a chegada na praça mais próxima do bairro para fazer plantões de entrega de material aos alunos, oferecer suporte pedagógico e realizar manutenção do vínculo professor-aluno.

Dessa forma, a unidade conseguiu engajar os alunos que voltaram a realizar as atividades e participar das aulas transmitidas pelo Centro de Mídias da Educação de São Paulo.

Visitas
Para atingir uma parcela de alunos mais vulneráveis, a escola desenvolveu uma nova ação baseada no filme chamado “De porta em Porta”. 

A trama é baseada na história do protagonista, um homem que depois de ser rejeitado pela empresa em que trabalhava, passa a vender seu produto batendo na porta da casa das pessoas.

Assim, inspirados no personagem principal, os professores saíram às ruas novamente com o carro de som, mas agora se direcionaram para os bairros que foram mapeados com o menor número de participação dos alunos nas aulas remotas.

A cada casa visitada, os professores explicam sobre a importância da continuidade dos estudos e oferecem soluções para os problemas apresentados. 

Ao sair, para deixar a marca da escola, os docentes colam um selo com os dizeres “Escola Justino na sua casa! Aqui, educação é prioridade” no portão da casa dos alunos visitados. Já foram visitadas mais de 130 casas.


+ Cidades