Escola do Legislativo em Franca será inaugurada oficialmente em maio

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de abril de 2019 às 19:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O evento acontecerá no dia 16 de maio na Casa das Leis, em conjunto com o IV Congresso Nacional Simulado

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Franca será oficialmente inaugurada no próximo dia 16 de maio, às 17h, na Casa das Leis, em conjunto com o IV Congresso Nacional Simulado, organizado pelo Diretório Acadêmico 28 de Março, da Faculdade de Direito de Franca.

A solenidade contará com a presença do presidente da ABEL (Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas), Florian Augusto Coutinho Madruga, e do presidente da APEL (Associação Paulista de Escolas do Legislativo e de Contas), Roberto Lamari.

No dia, a Câmara assinará Protocolo de Intenções com a ABEL, o Diretório 28 de março e o Instituto Legislativo Paulista da ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), de forma a estreitar relações institucionais com tais órgãos
públicos.

A Escola do Legislativo da Câmara possibilitará a capacitação de parlamentares, servidores e cidadãos. “Temos o foco de aproximar a comunidade em geral do poder legislativo, uma relação que ainda está muito aquém do ideal nas Câmaras Municipais de todo o país”, afirmou o coordenador legislativo da Casa de Leis, Carlos Evangelista. O servidor acrescentou que a Câmara de Franca está dialogando com diversas instituições a fim de garantir cursos para a Escola do Legislativo, como a
FDF, SEBRAE, Unesp, Unifran, Câmara dos Deputados e até mesmo os Ministérios da Economia e da Transparência.

A Escola já possui uma oficina confirmada – a de Técnica e Processo Legislativo. O curso, que acontecerá entre 13 e 17 de maio, será gratuito, aberto à população e oferecerá certificado. Também estão em fase de confirmação, ainda para o primeiro semestre deste ano, os cursos de Comunicação Integrada e de SAPL e e-Democracia.

Já o IV Congresso Nacional Simulado consistirá em uma atividade na qual os alunos da FDF se dividirão em partidos e debaterão temas de relevância social. Nesta edição, os tópicos abordados serão a intervenção militar na Venezuela, homeschooling (ensino domiciliar) e pesquisa científica com embriões. O evento será aberto à população em geral e os presentes receberão certificado pela participação.

FOTO: O coordenador legislativo, Carlos Evangelista, e o diretor geral da
Câmara Municipal de Franca, Ivan Calil Filho, recebem membros do Diretório
Acadêmico “28 de março” na Casa de Leis


+ Cotidiano