Entenda o que é câncer de cólon, que matou o ator de ‘Pantera Negra’

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 29 de agosto de 2020 às 12:09
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Uma dieta rica em carnes processadas aumenta as chances de desenvolver este tipo de câncer

Chadwick Boseman morre aos 42 anos, no auge da carreira

O câncer de cólon que matou o ator Chadwick Boseman, de 42 anos, protagonista do filme “Pantera Negra” é um tipo de tumor que afeta o intestino grosso. 

Normalmente, a doença atinge também reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e ânus, e por isso é conhecida como câncer de cólon e reto ou colorretal. Ele lutava contra a neoplasia há 4 anos.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Câncer (Inca), os principais fatores de risco são idade igual ou acima de 50 anos, excesso de peso corporal e alimentação não saudável (ou seja, pobre em frutas, vegetais e outros alimentos que contenham fibras). 

Uma dieta rica em carnes processadas como salsicha, mortadela e linguiça, por exemplo, e a ingestão excessiva de carne vermelha (acima de 500 gramas de carne cozida por semana) também aumentam as chances de desenvolver este tipo de câncer. 

Fumar cigarro e consumir bebidas alcoólicas elevam o risco, assim como histórico familiar ou pessoal de câncer de intestino.

Segundo o Inca, doenças inflamatórias do intestino, como retocolite ulcerativa crônica e doença de Crohn, também aumentam o risco de câncer do intestino, bem como doenças hereditárias, como polipose adenomatosa familiar (FAP) e câncer colorretal hereditário sem polipose (HNPCC). Pacientes com essas doenças devem ter acompanhamento individualizado.

Os sintomas e sinais mais frequentes associados ao câncer colorretal são sangue nas fezes, alteração no hábito intestinal — diarreia e prisão de ventre alternados —, dor ou desconforto abdominal e perda de peso sem causa aparente. 

O diagnóstico é feito por meio de biópsia de uma amostra retirada por meio de um aparelho que é introduzido pelo reto.

O tratamento inicial é feito por meio de cirurgia, que retira parte do intestino afetado e os gânglios linfáticos (pequenas estruturas que fazem parte do sistema de defesa do corpo) dentro do abdome. 

Outras etapas do tratamento incluem a radioterapia (uso de radiação), associada ou não à quimioterapia (uso de medicamentos), para diminuir a possibilidade de recidiva (retorno) do tumor.