​ENGIE completa 20 anos e seleciona 70% da mão de obra em Jaguara e Miranda

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 19 de outubro de 2018 às 11:28
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:06
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A inserção da ENGIE na região representa aumento de capacidade instalada

Em setembro, a ENGIE Brasil chega aos 20 anos de atividade na posição de maior geradora privada de energia do país e se expande para os segmentos de transmissão de energia e serviços.

Parte dessa trajetória bem sucedida se deve à aquisição de duas novas hidrelétricas da região: Miranda (408 MW) e Jaguara (424 MW), arrematadas no mês de setembro de 2017, em leilão por R$ 3,5 bilhões.

A inserção da ENGIE na região representa aumento de capacidade instalada em energia renovável de base hidrelétrica, que é o forte da ENGIE no Brasil e, portanto, em linha com a estratégia de crescimento sustentável da empresa.

“Nestas duas décadas superamos dificuldades, construímos oportunidades e nos antecipamos, sempre com responsabilidade, disciplina financeira, criatividade comercial e inteligência de mercado”, afirma o diretor-presidente da ENGIE Brasil Energia, Eduardo Sattamini. “Cuidamos dos nossos colaboradores, desenvolvemos profissionais e construímos futuros”.

A operação e manutenção das duas usinas iniciou no fim de janeiro desse ano. Recentemente, a empresa finalizou a formação de suas equipes para atuação nas duas usinas. Além de aproveitar alguns funcionários da CEMIG, a Companhia gerou 27 novos empregos, sendo que 20 contratados são oriundos de Minas Gerais e 14 provenientes de cidades próximas às usinas.

Processo Seletivo

O processo seletivo atraiu 14.345 inscritos para concorrer as 27 vagas. A colocação com maior procura foi de analista de meio ambiente, na Usina Hidrelétrica Miranda, com 2.703 candidaturas.

A participação geral das mulheres na seleção foi de aproximadamente 20%. “Valorizar a mão de obra local é uma das formas de demonstrar a responsabilidade social da ENGIE para com as regiões e comunidades que estão no entorno de suas usinas”, ressalta o gerente da Regional Minas Gerais da ENGIE Brasil Energia, Rogério Suematsu.

“Além de termos colaboradores que já estão adaptados às localidades, encontramos mão de obra qualificada para as demandas que Jaguara e Miranda terão a partir de agora”.

Os novos colaboradores estão atuando nas cidades de Sacramento e Uberlândia nos cargos de Assistente de Recursos Humanos, Operador de Usina, Técnico de Manutenção Civil, Técnico Manutenção Elétrica, Técnico em Manutenção Mecânica, Técnico Manutenção Programação, Assistente de Materiais, Assistente de Suprimentos, Técnico em Segurança do Trabalho, Assistente Financeiro e Analista de Meio ambiente.

Meio Ambiente

Uma das várias ações de celebração do aniversário da empresa irá ocorrer no dia 21 de setembro. Colaboradores das Usinas irão plantar 20 árvores de espécies nativas de cada região. Ao todo, mais de 500 árvores serão plantadas pelo país.


+ Trabalho