Enem terá sua segunda prova neste domingo para estudantes de todo o país

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de novembro de 2017 às 13:08
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

30,2% dos estudantes inscritos não compareceram para a primeira etapa, no domingo passado

​Serão aplicadas neste domingo em todo País, no período da tarde, as provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dessa vez, os 6,7 milhões de candidatos inscritos — dos quais 1,1 milhão no Estado de São Paulo — enfrentarão as questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. 

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pela aplicação das provas, 30,2% dos estudantes inscritos não compareceram para a primeira etapa, realizada na semana passada. No Estado de São Paulo, o índice foi de 31,4%. Quem faltou no primeiro dia pode fazer o exame normalmente neste domingo — ainda que a ausência de avaliação da semana passada comprometa bastante a nota final. O Inep não divulga dados de abstenção por município. 

A novidade da realização das duas provas com o intervalo de uma semana — ao invés de em dias seguidos, como aconteceu até 2016 — agradou grande parte dos candidatos que se prepararam o ano todo para enfrentar o exame. “Era muito cansativo. Agora tivemos mais tempo de relaxar e descansar até a segunda prova”, comentou Bárbara Olhier, 17 anos, que busca uma vaga em Direito numa universidade federal. “Como a prova é muito cansativa, era muita coisa em dois dias seguidos. Achei a mudança boa”, reitera Ana Beatriz Chayamiti, de 18 anos, que quer estudar medicina. 


+ Educação