Endometriose: terapia ortomolecular pode ajudar no tratamento da doença

  • Entre linhas
  • Publicado em 11 de setembro de 2018 às 10:36
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com o crescimento do tecido endometrial fora do útero, distúrbio pode acarretar até infertilidade

​A endometriose é uma síndrome que pode acometer mulheres desde a primeira menstruação até os trinta e cinco anos de idade. Este distúrbio é caracterizado pelo crescimento de tecido endometrial fora do útero. Além disso, sinais como dor pélvica crônica, dor ao urinar, sangramento menstrual irregular e fadiga estão na lista dos sintomas mais frequentes. Para quem sofre deste problema, a boa notícia é que a prática ortomolecular pode ajudar no tratamento da doença.
Apesar das causas exatas da endometriose ainda não serem tão esclarecidas, existem diversos estudos que apontam os principais fatores de risco. Segundo o Dr J Bussade, nutrólogo e precursor da prática ortomolecular na América Latina, que também é mentor científico da Bothanica Mineral®, empresa pioneira no segmento da estética ortomolecular no Brasil, os principais fatores são: predisposição genética familiar, baixos níveis de progesterona, uso excessivo de anticoncepcionais e consumo de álcool e café.

Diagnóstico

De acordo com o Dr J Bussade, existem diversos meios de diagnosticar a doença. “O exame clínico e físico são os mais importantes e fundamentais e, em seguida, o médico pode fazer o exame de toque vaginal. Após isso, podem ser feitos exames como vídeolaparoscopia, ultrassonografia e ressonância magnética” explica.

Prática ortomolecular

Diferente do tratamento convencional, a prática ortomolecular pode ser considerada efetiva e menos invasiva para a paciente. Utilizando suplementos nutricionais e alimentos saudáveis, a medicina ortomolecular tem alcançado bons resultados, eliminando o excesso de radicais livres do corpo. “Ultimamente, este tratamento tem resolvido muitos casos de endometriose, com resultados impressionantes e taxas de efeitos positivos extremamente benéficos” explica Dr J Bussade.
 A prática ortomolecular propõe um modelo de saúde e bem-estar. Além disso, o tratamento é totalmente personalizado de acordo com cada paciente e feito sob medida.