Encontro de Folias de Reis reúne mais de 6 mil pessoas em Cravinhos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de agosto de 2018 às 04:15
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:57
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Houve a participação de 22 grupos de companhias de toda região, além de milhares de turistas

​O Encontro de Folia de Reis no município de Cravinhos tornou-se uma tradição. Em 2018 aconteceu a participação de 22 grupos de companhias de toda a região, além de turistas que prestigiaram o evento

O 18º Encontro de Companhias de Santos Reis de Cravinhos aconteceu no domingo (05/08) em frente à Capela de Santos Reis. Durante o dia todo várias apresentações fizeram parte das festividades. 

Ao todo foram 21 Companhias de Santos Reis que se apresentaram e mais uma Congada. Entre os participantes estiveram Cia. de Santos Reis (Cravinhos); Cia Estrela Guia (Leme); Magos do Oriente (Pradópolis); Associação de Reis Irmãos Soares (Luiz Antônio); Estrela do Oriente (Pitangueiras); Unidos (Sertãozinho); Estrela Guia (Ribeirão Preto); Associação dos Reis Magos do Oriente (Santa Rosa de Viterbo); Irmandade de Peregrinação de Santos Reis (Bento Quirino); Seguidores de Jesus (São Simão); Cia. de Reis Estrela Guia (Santa Cruz da Esperança); Estrela Guia (São Carlos); Os filhos de Maria (Cravinhos); Cia. São Lourenço (Pontal); Cristo Rei (Serrana); Faísca Azul (Guará); Cia. de Santos Reis Padre Marcos Pião (Matão); Unidos (Serrana); Irmãos da Terra (Cajuru); e Termo do Congo Sabiá (São Sebastião do Paraiso).

Uma novidade na festa foram os cânticos aos finados das famílias que as Companhias visitam. As canções são executadas com os músicos de joelhos em sinal de respeito ao ente querido já falecido. Essa tradição foi recebida pelo público da festa de maneira positiva e emocionou muitos na plateia que fizeram ofertas e pediram músicas a Cia. de Folia de Reis Padre Mario Pião.

Outro diferencial foi uma palestra ministrada por, Everton Andrade, da equipe permanente da Campanha da Fraternidade da Paróquia Santa Luzia. O assunto discutido foi “Combate a violência”, tendo como prioridade o diálogo entre famílias e amigos.

Para encerrar as apresentações, a Cia “Termo do Congo Sabiá” de São Sebastião do Paraiso, fez um belo show apresentando a Congada. Com dança, cânticos e repetições, abençoaram a cidade de Cravinhos e alegraram todo o público.

“Cravinhos sempre recepcionou os visitantes e as companhias muito bem, e neste ano não foi diferente. Cada uma das companhias participantes recebeu um troféu de recordação, e que no próximo ano possamos ter ainda mais participantes em nossa cidade”, comenta a secretária de Cultura e Turismo de Cravinhos, Andréa Gaspar Carrascosa.

Simultaneamente, uma exposição com fotos em comemoração aos 10 anos do Caminho da Fé em Cravinhos ficou à disposição, no local do evento, para ser visitada.

Pra encerrar o evento ocorreu uma Missa Campal que contou com a participação de diversos fiéis, sendo que teve o momento especial de benção aos peregrinos de Cravinhos que já realizaram o Caminho da Fé.


+ Cultura