​Empresa São José decora ônibus com laços e flores para o Outubro Rosa

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de outubro de 2019 às 18:49
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:55
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Veículo foi decorado com laços e flores cor-de-rosa, para lembrar o mês de cuidados com a saúde feminina

A empresa São José organizou uma série de atividades para marcar a campanha Outubro Rosa, Novembro Azul, que marca os meses de cuidados com a saúde da mulher (outubro) e com a saúde do homem (novembro). 

Um ônibus todo decorado com laços e flores cor-de-rosa, dirigido por alguma das motoristas da empresa: Ana Claudia, Kelly, Adriana, Naiane ou Flávia, vai se revezar entre as linhas que operam na cidade durante todo mês, como forma de lembrar as usuárias sobre a prevenção ao câncer de mama.

Além disso, a São José decorou vários pontos da garagem com mensagens sobre a prevenção ao câncer de mama e ao câncer de próstata. 

Foram confeccionadas ainda camisetas alusivas à campanha, às quais foram adquiridas pelos funcionários interessados.

A empresa também coloriu o site www.empresasaojose.com.br com a cor rosa, e distribuiu laços na mesma cor para todos os funcionários, convidados a usar o adereço no uniforme durante o mês de outubro. 

Uma campanha de doação de cabelos para a confecção de perucas, as quais são doadas a mulheres em tratamento de câncer, também está sendo divulgada na garagem. 

Durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), no fim do mês, serão ministradas palestras sobre a prevenção ao câncer de mama e de próstata para a equipe.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, depois do de pele não melanoma. O câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres.

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença é relativamente rara antes dos 35 anos, mas, acima dessa idade, sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), anualmente no Brasil surgem em média 57 mil novos casos de câncer de mama.

Não há uma causa única, mas diversos fatores estão relacionados à doença. Ser mulher e envelhecer são os principais fatores que aumentam o risco. 

Além desses, há fatores importantes, como obesidade, principalmente após a menopausa, sedentarismo, sobrepeso, consumo de bebida alcoólica e exposição frequente a radiações ionizantes (raios X).

Entre os fatores hormonais, são situações importantes a primeira menstruação antes de 12 anos, o fato de não ter tido filhos, primeira gravidez após os 30 anos, não ter amamentado, parar de menstruar após os 55 anos e ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos. 

Mulheres com histórico familiar da doença também devem ficar atentas.

Prevenção

Amamentação, prática de atividade física e alimentação saudável com a manutenção do peso corporal são fatores de proteção e estão associados a um menor risco de desenvolver o câncer de mama.

Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores são as chances de sucesso no tratamento. 

O autoexame das mamas pode ser feito mensalmente, preferencialmente no mesmo dia do mês. No entanto, ele não dispensa o acompanhamento médico, que poderá indicar a necessidade de exames como o ultrassom e a mamografia.

Principalmente após os 40 anos ou antes disso para quem tem histórico familiar da doença, a mamografia é o exame mais indicado para a detecção da doença.

Outubro Rosa

O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, que desde então vem sendo promovida anualmente na cidade. 

O nome remete à cor rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, de empresas e entidades.


+ Cotidiano