Empreendedor nascido em Franca é destaque na revista PEGN da Editora Globo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 29 de agosto de 2017 às 23:48
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:19
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Júnior Lopes decidiu empreender em sua própria grife e fundou a Hardcore Footwear

​A maior herança que a família de Junior Lopes, 35, lhe concebeu foi a experiência com a indústria e o mercado de calçados. 

Nascido em Franca, interior de São Paulo, Lopes sempre viu seus parentes se dedicarem à indústria de sapatos da família, fundada em 1972. 

Conforme foi crescendo, ele próprio passou a ajudar nos negócios, ingressando nas áreas de produção, planejamento, administração e no setor comercial. 

Com toda essa bagagem, em 2014, ele decidiu empreender em sua própria grife e fundou a Hardcore Footwear.

Lançar sua própria marca foi uma aposta arriscada – e também uma busca por identidade e independência. 

“Comecei a cuidar da marca da família a partir de 2010 e fiquei até 2013. Aos 32 anos de idade, achei que estava na hora de começar algo novo e fui buscar um nicho que tivesse menor concorrência no Brasil. Eu poderia criar uma nova categoria de sapatos na marca, mas queria algo além”, diz Lopes. 

Ainda não sabendo muito bem o que queria, partiu rumo a uma viagem pelos Estados Unidos para adquirir referências. 

E foi por lá que se admirou com o sucesso que os “sneakers” (tênis) estavam fazendo.

Os sneakers são tênis inspirados em modelos de skatistas e esportistas que podem ser usados em ocasiões do dia a dia. 

Ao se deparar com esses modelos nos pés dos norte-americanos, ele achou a resposta que precisava.

“Senti que havia uma carência do setor no Brasil. Por aqui, só tínhamos os que as marcas internacionais traziam e os modelos mais legais ficavam lá fora por conta das tarifações e custos. Já as marcas nacionais de moda não criavam sneakers, mas, sim, sapatênis. Essa foi minha oportunidade de entrar no mercado criado um tênis confortável, estiloso e com ticket médio realista”, afirma o empreendedor.

Com a ideia fresca em mente, em 2013, Lopes criou a Hardcore Footwear e aproveitou a estrutura fabril da marca da família, em Franca (SP), para criar os primeiros modelos da marca.

“Em 2014, comprei o espaço físico da loja da família e criei o espaço conceito da Hardcore. No ano seguinte, criamos nossa flagshit, na Rua Bela Cintra, nos Jardins, em São Paulo.”

Alguns modelos da nova coleção de verão da Hardcore Footwear, que lança dia 10 de setembro (Foto: Divulgação)

Por ano, a marca lança de quatro a seis coleções, sendo que cada uma origina cerca de 200 versões de modelos e cores diferentes. 

O CEO conta com uma equipe de modelagem e de estilo que faz pesquisa para definir os temas das coleções da marca, mas ele também busca referências internacionais – de marcas de sapato e até de roupas – para criar as coleções. 

Todos os produtos criados são, exclusivamente, tênis.

Os modelos, com preço médio de R$ 300, variam de sneakers de cano alto, versões mais urbanas e outras mais casuais. 

Outra linha das marcas são as colabs com marcas de moda nacional e personalidades. 

Recentemente, a Hardcore lançou uma coleção com o apresentador Marcos Mion.

“Nosso público é 70% feminino e 30% masculino, com uma faixa etária democrática, mas com foco em jovens de 20 a 35 anos”, afirma o empreendedor.

Além da loja física na zona oeste de São Paulo, os tênis da Hardcore Footwear estão espalhados em lojas multimarcas de 24 estados e no e-commerce próprio da marca.

Lopes não informa o faturamento do empreendimento, mas afirma que o faturamento da marca cresceu 250% desde o lançamento, em 2014.

“Para o futuro, pretendemos abrir mais lojas física, realizar mais colaborações e ampliar nossos modelos.” 

Para um futuro nem tão distante assim, no início de setembro, a Hardcore irá lançar sua coleção de verão, com modelos inspirados no tropicalismo e com muitas cores.

(Publicado em http://revistapegn.globo.com


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