Empreendedor: Dicas que vão te ajudar a se manter motivado com seu negócio

A rotina do empreendedor é desgastante, física e psicologicamente. Veja sugestões para estar sempre motivado

Postado em: em Negócios

Muitas pessoas sonham em se tornar empreendedoras – transformar uma ideia que você adora em uma oportunidade de negócio viável é uma perspectiva interessante. 

Além disso, você se torna seu próprio chefe e define os próprios horários, ou seja, não precisará dar satisfações a ninguém, a não ser você mesmo.

Mas isso não é a vantagem que os empreendedores imaginam que seja. Ser seu próprio chefe significa gerenciar tudo sozinho, pois não há mais ninguém que possa fazer seu trabalho.

Como resultado, você estará sempre trabalhando, o que significa mais horas resolvendo problemas e encontrando soluções, mesmo quando o relógio já marcar o fim do expediente.

Ser empreendedor 24 horas por dia, 7 dias por semana, é mentalmente exigente e revigorante na mesma medida. 

Embora ter a cabeça constantemente ocupada seja empolgante no início, isso pode se tornar desgastante com o tempo, se você não tiver um momento de descanso.

Assim, a qualidade do trabalho cairá e surgirão dificuldades de comunicação e perda da motivação, ou seja, todas as qualidades que um empreendedor precisa ter em abundância ao longo de sua carreira.

Dicas para se manter motivado

Você não quer fazer parte dos 70% de startups que não sobrevivem até o décimo aniversário, de acordo com as estatísticas sobre startups, ou quer?

Então, a pergunta é: como se manter motivado quando você está sempre conectado? Aqui estão as cinco principais maneiras que podem ajudá-lo.

1. Crie listas de tarefas

As listas de tarefas são uma parte essencial do fluxo de trabalho do escritório — elas ajudam a mantê-lo organizado durante o dia, garantindo que você não perca compromissos ou tarefas importantes.

Para um empreendedor que tem muito mais com que se preocupar do que apenas funcionários e gerentes, uma lista de tarefas é essencial para trabalhar com eficiência e, consequentemente, manter-se motivado.

Crie uma lista de tarefas detalhada e priorize seus itens de acordo com a urgência e a importância. Você encontrará algumas tarefas que podem ser tratadas posteriormente, para que possa se concentrar em outras primeiro.

Usar um checklist para gerenciar seu trabalho e o tempo é um grande motivador — não há sensação melhor do que marcar um item como concluído na lista.

2. Tire uma folga do trabalho

Trabalhar o tempo todo não o torna produtivo; na verdade, se só pensar no trabalho, você acabará se sentindo mais cansado e menos inspirado.

Reserve alguns momentos para desligar do modo profissional: sem ler e-mails, nem atender chamadas telefônicas, etc.

Você pode dedicar este tempo à família, para ler um livro ou ouvir um podcast.

O que quer que faça quando estiver afastado do trabalho, o objetivo é revigorar a mente para que você possa voltar motivado e cheio de novas ideias.

3. Conheça pessoas fora da empresa

Ser empreendedor é um ininterrupto. Mas uma das consequências disso é que você gasta grande parte do seu tempo com pessoas da empresa ou associadas a ela.

Você se reunirá com gerentes, funcionários, partes interessadas, parceiros e membros do conselho regularmente, mas perceberá que essas interações estão muito focadas internamente.

Como ampliar a mente, seus horizontes e as perspectivas da sua empresa se você está apenas olhando para dentro? É impossível fazer isso com um foco tão restrito.

Reserve algum tempo para se encontrar com pessoas de fora do escritório e até do seu setor, se possível. O networking sempre foi ótimo para os negócios e para impulsionar a motivação.

Ao conhecer pessoas fora da sua esfera de influência, você não apenas aumenta seu conjunto de ideias e contatos, mas também se mantém motivado ao saber quantas possibilidades existem para o seu negócio.

4. Descubra hobbies

Os hobbies podem ser tão simples como realizar um curso ou praticar uma atividade física.

Como empresário, você terá dificuldade em encontrar tempo na sua agenda lotada para fazer qualquer coisa, menos para trabalhar. Mas, procurar internamente não o ajudará a conceber novos planos de crescimento, nem a mantê-lo motivado.

Escolha algo que você gosta de fazer e, certamente, haverá uma melhora na sua  produtividade. 

5. Abrace o poder do “não”

Você não pode resolver tudo sozinho, por mais que queira. Mas os empreendedores têm tanto o que fazer, que a única saída parece ser trabalhar duro.

É nesse momento que você precisa aprender a dizer “não”. É difícil dizer “não” a novos potenciais clientes ou a uma ideia da sua equipe, mas é algo que você precisa fazer.

O objetivo de dizer “não” às coisas é se dedicar ao máximo às tarefas atuais.

Ao aceitar todas as solicitações que surgirem, você até conseguirá aumentar sua lista de clientes, mas a qualidade do trabalho cairá, o que levará alguns dos seus clientes a abandoná-lo, resultando na diminuição dos seus níveis de motivação.

Principais conclusões

Ser empreendedor é um trabalho estressante em tempo integral, mas você não precisa perder a motivação por causa disso.

Mantenha-se organizado com listas de tarefas detalhadas e faça pausas regulares no trabalho.

Conheça pessoas de fora da sua empresa para impulsionar ideias e dedique tempo a “hobbies” não relacionados com o trabalho.

Por fim, aprenda a dizer “não” quando puder e a delegar tarefas a outras pessoas que possam executá-las.


Artigos Relacionados