Empatia: seja amável!

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 23 de março de 2017 às 13:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:08
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“Não aguento o fulano de tal”, ” A fulana é estranha demais”, ” Tal pessoa não combina comigo”. Já ouviu frases assim? Já disse uma dessas frases? Pois é!! Isso é comum, rotineiro e usual pela maioria das pessoas e denota um conceito, melhor, a ausência de um predicativo importante nos dias de hoje: E M P A T I A!

Empatia é um conceito ligado à inteligência emocional e asseguro categoricamente que é uma chave para solução de conflitos e relacionamentos saudáveis (marido e mulher, pai e filho, sogra e nora, aluno e professor, líder e liderado, e por ai vai). Empatia significa colocar-se no lugar do outro, sentir as emoções e sentimentos do outro, de uma forma mais profunda e que eu acabei de conceber, “viver por instantes com o coração do outro”.

Estamos tão acostumados a mandar, cobrar, penalizar, julgar e exigir dos outros, que nos esquecemos que somos indivíduos ( seres individualizados, singulares, próprios). Sabe, as pessoas com as quais você se relaciona tem preferências, prioridades, valores, intenções e objetivos diferentes dos seus e esperar que os demais respondam exatamente como você responderia em uma situação específica decifra sua falta de empatia e inteligência emocional!

Pergunte-se: “Por que essa pessoa está de mal-humor?”, “Por que me tratou com grosseria”? ” O que fez com que ela não fizesse o que eu pedi”? “O que está acontecendo com essa pessoa para se comportar assim”? Essas perguntas tiram o foco do seu “eu” e colocam o foco no outro, de forma a trazer sensibilidade e reflexão na causa de algumas ações e reações do próximo!

Sabe o que é mais apaixonante nisso tudo? Pessoas empáticas são sempre muito bem-vindas e sempre muito desejadas pelos outros, pois sabem ouvir, olhar e compreender com carinho e atenção as necessidades de quem está ao seu lado, seja no sofá de casa ou na fila do supermercado.

Sinceramente, vale à pena refletir e aplicar esse conceito!!


+ zero