Em vitória “com cara de Franca”, Helinho leva a melhor contra Demétrius

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de setembro de 2017 às 10:52
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:20
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Técnicos do Franca Basquete e do Bauru participaram de muitas conquistas juntos dentro de quadra

​Helinho e Demétrius foram grandes armadores que passaram pelas fileiras de atletas do Franca Basquetebol Clube. Também brilharam juntos no Vasco da Gama e na Seleção Brasileira. Tinham estilos diferentes. O primeiro, mais alto, tinha nas assistências ousadas e nas bandejas o ponto alto de seu jogo. Já Helinho sempre se caracterizou pela liderança e pela precisão nos lances livres e arremessos de três pontos. Ambos, porém, sempre foram importantes nas conquistas francanas.

Companheiros em quadra por muitos anos e amigos fora dela, cada qual segue hoje seu caminho, na mesma profissão: técnico de basquetebol. No último domingo, Demétrius e Helinho tiveram, mais uma vez, de se confrontar, agora como respectivos técnicos do Franca Basquete e do Bauru. E Helinho, pela segunda vez no Campeonato Paulista, levou a melhor.

E foi um jogo, a exemplo de tantos outros que os dois viveram em quadra, para ficar na memória. A vitória do Sesi Franca Basquete diante do Bauru, por 65 a 64, neste domingo (10), em pleno Ginásio “Panela de Pressão”, foi emocionante.

O elenco francano vencia a partida, por 63 a 61, restando pouco mais de dez segundos para o término do duelo. Foi quando Alex Garcia, com o cronômetro quase zerando, acertou o arremesso de três pontos e deu a liderança ao Bauru Basket, pelo placar de 64 a 63.

Restou ao Franca Basquete, como já ocorreu em diversos momentos de sua história, tentar o impossível. Com apenas um segundo e meio para zerar o placar, Helinho armou a jogada para tentar fazer o ponto e vencer. Demétrius, preparou Bauru para evitar isso. A orientação de Helinho prevaleceu e Alexey  – armador como os dois ídolos – ficou livre para fazer a cesta, na bandeja, e dar a vitória ao Sesi Franca Basquete – mais importante até aqui no Paulista.

“Foi um jogão, com os dois times se alternando muito no placar. Mas pela intensidade e o domínio do ritmo que tivemos durante boa parte do jogo, acredito que merecemos a vitória. Tivemos a leitura de como fazer a jogada final e o Alexey teve a felicidade de finalizar na bandeja para nos trazer mais um resultado positivo”, analisou Helinho.

Líder invicto do estadual, com oito vitórias consecutivas, sendo duas contra o campeão do NBB, Bauru, de Demétrius, o Sesi Franca Basquete volta à quadra na quinta-feira para enfrentar o time do Pinheiros, às 20h10, no Ginásio Pedrocão.


+ Basquete