Em prazo curto, governo Gilson é denunciado três vezes no Ministério Público

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de janeiro de 2019 às 07:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:19
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Locação de imóvel vazio e compras de fogos de artifício e iluminação de Natal são questionados no MP

Em um prazo curto, o governo Gilson de Souza (DEM) foi denunciado três vezes ​pelo escritório local do Observatório Social do Brasil. Em todas elas, são reportados virtuais irregularidades cometidas na atual gestão.

Uma das denúncias já se tornou ação civil pública por improbidade administrativa e tramita na Justiça. As outras seguem em apuração e podem seguir o mesmo caminho se houver o entendimento da Promotoria de que a lei deixou de ser cumprida ou foi burlada.

A primeira denúncia se refere ao pagamento pela Prefeitura do aluguel de um prédio desocupado na Rua Antônio Bernardes Pinto, na Vila Chico Júlio. No local, funcionava a Incubadora de Empresas, que foi desativada mas Gilson decidiu continuar pagando o aluguel pois lá implantaria outros projetos, o que não aconteceu.

A denúncia foi feita pelo Observatório Social ao Ministério Público que cobra agora, na Justiça, a devolução de nove meses de aluguel – cada um no valor de R$ 9 mil -, pede que seja arbitrada multa sobre o prefeito, único réu da ação, que ele perca seu cargo público e fique inelegível por cinco anos.

Gilson, no caso, foi orientado por seus secretários da época para rescindir o contrato, mas ele insistiu por conta e risco. Agora, poderá ter que pagar até R$ 313 mil na Justiça para restituir os cofres públicos, além de multa.

As outras duas denúncias feitas pelo Observatório Social se referem a licitações realizadas recentemente. A primeira, para compra de fogos para a realização de queima na festa da virada de ano e a segunda na aquisição de materiais elétricos para a realização da iluminação natalina. Ambos tramitam no Ministério Público e podem, também, tornarem-se ações civis públicas.


+ Política